"Uma vaga noção de tudo, e um conhecimento de nada."
Charles Dickens (1812 - 1870) - Escritor Inglês

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Discurso "Eu Tenho um Sonho" de Martin Luther King Jr., faz 50 anos


Há 50 anos, o reverendo Martin Luther King Jr., fazia o histórico
discurso "Eu Tenho um Sonho", que pedia igualdade racial e 
o fim da discriminação contra os negros. O discurso foi em
Washington, D.C., a capital dos Estados Unidos da América,
em 28 de Agosto de 1963, após a Marcha para Washington.
Aos 50 anos, discurso de Luther King 
reflete sonho universal por sociedade justa
Por: Luciana Alvarez Via: IG.
O discurso histórico “Eu tenho um sonho”, que o reverendo Martin Luther King Jr. proferiu durante a Marcha em Washington por Emprego e Liberdade em 28 de agosto de 1963, continua reverberando nos EUA e mundo afora exatos 50 anos depois. Grande parte do seu impacto, dizem analistas, deve-se ao fato de não ter sido um discurso apenas para negros, ou só para cristãos, mas para todos os americanos – e, de certa forma, para todos que buscam uma sociedade mais justa. É por isso também que, passado meio século, ele não envelheceu.
King começou o pronunciamento em ritmo lento, lendo um texto preparado com antecedência com referências à retórica igualitária da Constituição americana e à Declaração de Independência. Ao fim, falando de improviso, ele comoveu a multidão que o ouvia com uma mensagem de esperança. “Digo a vocês hoje, meus amigos, mesmo que enfrentemos dificuldades hoje e amanhã, eu ainda tenho um sonho. Um sonho profundamente enraizado no sonho americano”, declarou. No trecho espontâneo, ele também se apropriou de versos da canção nacionalista popular "My Country ‘Tis of Thee" (Meu País é de Vocês", em tradução livre).
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário