"Uma vaga noção de tudo, e um conhecimento de nada."
Charles Dickens (1812 - 1870) - Escritor Inglês

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Escritores que foram impressos em cédulas de dinheiro

Escritores(as) que foram homenageados(as) em cédulas monetárias 
em seus países. Há escritores muito famosos, Prêmios Nobel de 
Literatura e outros que nunca ouvi falar. Confira abaixo:

6 Escritores brasileiros tiveram a honra de estampar as cédulas brasileiras.
Brasil
1) Machado de Assis

2) Carlos Drummond de Andrade

3) Mário de Andrade

4) Cecília Meireles

5) Rui Barbosa

6) Anísio Teixeira

Portugal
1) Luís Vaz de Camões

2) Alexandre Herculano

3) Almeida Garret

4) Antero de Quental

 5) Camilo Castelo Branco

 6) Manoel Maria Du Bocage

 7) Eça de Queirós

 8) Fernando Pessoa

 9) Ramalho Ortigão

 10) Teófilo Braga


França
1) Françóis Marie Arouet - (Voltaire)

2) Antoine de Saint-Exupéry


3) Jean-Baptiste Poquelin - (Molière)

4) Charles-Louis de Secondat - (Montesquieu)

5) Victor Hugo

 Espanha
1) Miguel de Cervantes

2) José Echegaray
Prêmio Nobel de Literatura em 1904

3) Calderón de la Barca

4) Juan Ramón Jiménez
Prêmio Nobel de Literatura em 1956

5) Leopoldo Alas

6) Benito Pérez Galdós

7) Rosalia de Castro

Peru
1) César Vallejo

2) Raul Porras Barrenechea

3) Ricardo Palma

Noruega
1) Bjornstjerne Bjornson 
Prêmio Nobel de Literatura em 1903

2) Peter Christen Absjorsen 

3) Sigrid Undset
Prêmio Nobel de Literatura em 1928


 Inglaterra
1) Charles Dickens

2) William Shakespeare


Suécia
1) Selma Lagerlof 
Prêmio Nobel de Literatura em 1909

2) Astrid Lindgren

Argentina
1) Bartolomé Mitre

2) Domingo Faustino Sarmiento


Uruguai
1) Juan Zorilla de San Martin

2) Juana de Ibarbourou 

Chile
Gabriela Mistral
Prêmio Nobel de Literatura em 1945

Cabo Verde
1) Baltasar Lopes da Silva

2) Eugenio Tavares 
 

Austrália
David Unaipon

Holanda
Erasmo de Roterdã

Israel
1) Shmuel Yosef Agon
Prêmio Nobel de Literatura em 1966


2) Chaim Nachman Bialik


3) Shai Agnon 

4) Nathan Alterman

5) Shaul Tchernichovsky

Irlanda
William Butler Yeats
Prêmio Nobel de Literatura em 1923

Japão
1) Ichiyo Higuchi 

2) Yukichi Fukuzawa

Bósnia-Herzegovina
Ivo Andric
Prêmio Nobel de Literatura em 1961


Transnístria - Moldávia *
Taras Shevchenko
( * A Transnístria, é uma região no Leste Europeu que pertence oficialmente à Moldávia, 
embora tenha unilateralmente declarado sua independência em 1990.)


Gibraltar *
 Winston Churchill
Prêmio Nobel de Literatura  em 1953
(Gibraltar é um território britânico ultramarino localizado no extremo sul da Península Ibérica.)

Angola
Luís de Camões
(O poeta Luís de Camões é homenageado em Angola, país cuja língua oficial é o português.)


 10 escritores das notas acima, ganharam
 Prêmio Nobel de Literatura. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário