Páginas

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Recomendo a Leitura: O Pequeno Livro do Rock

O Pequeno 
Livro do Rock

Hervé Bourhis

Título Original: Le Petit Livre Rock

Conrad Editora – 224 páginas 
(2010)

Tradução: Fabiana Caso  
e Laurence Trille



O livro já chama atenção pela capa, onde aparece o título do livro sobre o desenho de um disco de vinil. O vinil que marcou gerações da música até o final da década de 1990. 
A obra foi lançada no Brasil pela Conrad Editora em 2010.

O livro conta a história do rock em quadrinhos. Na introdução “As origens do Rock´n´Roll”, o autor em duas páginas, conta-nos sobre os primórdios do estilo, de 1915 a 1950. Depois, ano a ano, de 1951, até junho de 2009, são contadas algumas histórias do rock, com desenhos (caricaturas) sem cores, de vários cantores e grupos de rock e ilustrações das capas de discos. E, entre fatos e boatos e com várias curiosidades, o autor esmiúça neste livro com muito humor, as várias gerações do rock. 
Há ainda as batalhas, onde Hervé, faz comparações divertidas de discos e artistas, como:
Chuck Berry vs. Little Richard, Lou Reed vs. David Bowie, Michael Jackson vs. Prince, Nirvana vs. Pixies.

Muito bom. Um livro para ler, ver e imaginar a trilha sonora girando em nossa cabeça.

O Autor: 
Hervé Bourhis nasceu em Chambray-lès-Tours, em 1974. Apaixonado por histórias em quadrinhos de super-heróis, aos 7 anos escreveu sua primeira HQ. Com o sucesso de “O Pequeno Livro do Rock” na França, passou a colaborar como roteirista e ilustrador para jornais e revistas franceses. Em 2002, ganhou o prêmio Goscinny como quadrinista mais jovem por “Thomas ou le retour du tabou”, inédito no Brasil. 
É autor também de “O Pequeno Livro dos Beatles” e “45 Rotações do Rock”, ambos também pela Conrad Editora. 

Contra-capa do livro:
“Uma enciclopédia em quadrinhos para folhear e escutar.” – Marie Claire

“As palavras e as imagens evocam a música e provocam um vontade furiosa de mergulhar novamente em sua coleção de discos. “ – Le Figaro

“Um jovem autor de carreira promissora.” – Le Post

“ O autor desta cronologia gravita em todo o universo que o rock, direta ou indiretamente, ajudou a forjar. Do vinil ao myspace, dos Stones à fatwa contra o heavy metal na malásia, de John e Yoko a Pete Doherty e Kate Moss [...], o rock não é apenas música, mas também todo um universo de gosto, estilo e liberdade.” – BD Sélection

Imagens do livro:




Nenhum comentário:

Postar um comentário