Páginas

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Símbolos da Sabedoria

A sabedoria diz respeito ao conhecimento e a uma capacidade de discernimento adquiridos pela experiência. A sabedoria é um dom ou uma intuição guiada pela ética. Do ocidente ao oriente, há diferentes símbolos que representam a sabedoria.

Coruja
A coruja é símbolo da sabedoria mais difundido, ao menos no ocidente. A origem do uso da imagem da coruja para simbolizar a sabedoria está na antiga Grécia. Os filósofos gregos acreditavam que a noite era o melhor momentos para que as revelações filosóficas e intelectuais acontecessem, e como a coruja é um animal de hábitos noturnos, acabou por ser associada à atividade intelectual noturna e a busca pela sabedoria. A deusa Atena, deusa grega da sabedoria, tinha como mascote uma coruja.

Serpente

A serpente é símbolo de sabedoria no médio oriente, e representa um saber instintivo, também associado ao auto-conhecimento. Na mitologia cristã, a serpente é aquela que instiga a busca de conhecimento ou informação proibida. O veneno da serpente tanto pode matar como curar, assim como a sabedoria que pode ser usada para o bem, ou de modo perspicaz para o mal.

Olho de Hórus
Símbolo egípcio, o olho de Hórus simboliza a sabedoria, a prosperidade e a clarividência, alcançada através da sintonia e equilíbrio entre os cinco sentidos e a mente.

Triskle - Símbolo Celta


Evocando os quatro elementos fundamentais da natureza, água, terra, fogo e ar, o símbolo celta, também chamado de triskle, representa a sabedoria.

Deusa Atena
Na mitologia grega, a Atena é a deusa da civilização e da guerra, mas também da sabedoria e da justiça. Na escultura grega original da deusa Atena, ela é representada com uma serpente ao lado. Atena é uma grande conhecedora da arte das estratégias, mas as utiliza com muito bom juízo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário