"Uma vaga noção de tudo, e um conhecimento de nada."
Charles Dickens (1812 - 1870) - Escritor Inglês

segunda-feira, 28 de março de 2022

Vencedores do Oscar 2022

 

O Oscar 2022 consagrou No Ritmo do Coração , como seu grande vencedor. 

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood deu ao longa de Sian Heder o prêmio de Melhor Filme, bem como os de Roteiro Adaptado e de Melhor Ator Coadjuvante, para Troy Kotsur -- que se tornou o primeiro homem surdo a vencer um Oscar em uma categoria de atuação.

A surpresa da noite ficou por conta do ator Will Smith, que momentos antes de vencer seu prêmio, deu um tapa em Chris Rock durante a transmissão, após o comediante fazer uma piada ofensiva com sua esposa, Jada Pinkett Smith. Ao receber sua estatueta, Smith pediu desculpas à Academia e fez um discurso emocionado.

Confira abaixo a lista completa dos vencedores em 
negrito:

MELHOR FILME
》No Ritmo do Coração

Belfast
Não Olhe Para Cima
Drive My Car
Duna
King Richard: Criando Campeãs
Licorice Pizza
O Beco do Pesadelo
Ataque dos Cães
Amor, Sublime Amor

MELHOR DIREÇÃO
Jane Campion, por Ataque dos Cães

Kenneth Branagh, por Belfast
Ryûsuke Hamaguchi, por Drive My Car
Paul Thomas Anderson, por Licorice Pizza
Steven Spielberg, por Amor, Sublime Amor

MELHOR ATOR
Javier Bardem, por Apresentando os Ricardos
Benedict Cumberbatch, por Ataque dos Cães
Andrew Garfield, por Tick, Tick... Boom!
Will Smith, por King Richard: Criando Campeãs
Denzel Washington, por A Tragédia de Macbeth

MELHOR ATRIZ
Jessica Chastain, por Os Olhos de Tammy Faye
Olivia Colman, por A Filha Perdida
Penélope Cruz, por Mães Paralelas
Nicole Kidman, por Apresentando os Ricardos
Kristen Stewart, por Spencer

MELHOR ATOR COADJUVANTE
Ciarán Hinds, por Belfast
Troy Kotsur, por No Ritmo do Coração
Jesse Plemons, por Ataque dos Cães
J.K. Simmons, por Apresentando os Ricardos
Kodi Smit-McPhee, por Ataque dos Cães


MELHOR ATRIZ COADJUVANTE

Jessie Buckley, em A Filha Perdida
Ariana DeBose, em Amor, Sublime Amor
Judi Dench, em Belfast
Kirsten Dunst, em Ataque dos Cães
Aunjanue Ellis, por King Richard: Criando Campeãs

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL

Kenneth Branagh, por Belfast
Adam McKay, por Não Olhe Para Cima
Zach Baylin, por King Richard: Criando Campeãs
Paul Thomas Anderson, por Licorice Pizza
Eskil Vogt & Joachim Trier, por A Pior Pessoa do Mundo

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
Siân Heder, por No Ritmo do Coração
Ryûsuke Hamaguchi & Takamasa Oe, por Drive My Car
Jon Spaiths, Denis Villeneuve & Eric Roth, por Duna
Maggie Gyllenhaal, por A Filha Perdida
Jane Campion, por Ataque dos Cães

MELHOR FOTOGRAFIA
Greig Fraser, por Duna
Dan Lautsen, por O Beco do Pesadelo
Ari Wegner, por Ataque dos Cães
Bruno Delbonnel, por A Tragédia de Macbeth
Janusz Kominski, por Amor, Sublime Amor

MELHOR TRILHA SONORA
Nicholas Britell, por Não Olhe Para Cima
Hans Zimmer, por Duna
Germaine Franco, por Encanto
Alberto Iglesias, por Mães Paralelas
Jonny Greenwood, por Ataque dos Cães

MELHOR CANÇÃO ORIGINAL

"Be Alive" (King Richard: Criando Campeãs)
"Dos Oruguitas" (Encanto)
"Down to Joy" (Belfast)
"No Time to Die" (007 - Sem Tempo Para Morrer)
"Somehow You Do" (Four Good Days)

MELHOR EDIÇÃO
Hank Corwin, por Não Olhe Para Cima
Joe Walker, por Duna
Pamela Martin, por King Richard: Criando Campeãs
Peter Sciberras, por Ataque dos Cães
Myron Kerstein & Andrew Weisblum, por Tick, Tick... Boom!

MELHOR FIGURINO
Jenny Beavan, por Cruella
Massimo Cantini Parrini & Jacqueline Durran, por Cyrano
Jacqueline West & Robert Morgan, por Duna
Luis Sequeira, por O Beco do Pesadelo
Paul Tazewell, por Amor, Sublime Amor

MELHOR CABELO & MAQUIAGEM
Um Príncipe em Nova York 2
Cruella
Duna
Os Olhos de Tammy Faye
Casa Gucci

MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO
Patrick Vermette, por Duna
Tamara Deverell, por O Beco do Pesadelo
Grant Major, por Ataque dos Cães
Stefan Decbant, por A Tragédia de Macbeth
Adam Stockhausen, por Amor, Sublime Amor

MELHOR FILME INTERNACIONAL

Drive My Car (Japão)

Flee (Dinamarca)
A Mão de Deus (Itália)
Lunana: A Yak in the Classroom (Butão)
A Pior Pessoa do Mundo (Noruega)

MELHOR DOCUMENTÁRIO EM LONGA-METRAGEM
Ascension
Attica
Flee
Summer of Soul (... ou Quando a Revolução Não Pode Ser Televisionada)
Writing with Fire

MELHOR DOCUMENTÁRIO EM CURTA METRAGEM
Audible
Lead Me Home
The Queen of Basketball
Three Songs for Ben Azir
When We Were Bullies

MELHOR ANIMAÇÃO EM LONGA METRAGEM
Encanto
Flee
Luca
A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas
Raya e o Último Dragão

MELHOR ANIMAÇÃO EM CURTA METRAGEM
Affairs of the Art
Bestia
Boxballet
Robin Robin
The Windshield Wiper

MELHOR CURTA METRAGEM EM LIVE-ACTION
Ala Kachuu - Take and Run
The Dress
The Long Goodbye
On My Mind
Please Hold

MELHOR SOM
Belfast
Duna
007 - Sem Tempo Para Morrer
Ataque dos Cães
Amor, Sublime Amor

MELHORES EFEITOS VISUAIS
Duna
Free Guy: Assumindo o Controle
007 - Sem Tempo Para Morrer
Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis
Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa

(º> Via: Omelete >>>

sábado, 26 de março de 2022

Trilha Sonora - 341 - Dr. Silvana e Cia

Coisa Mais Gostosa
Dr. Silvana e Cia
Compositor: Ricardo Zimetbaum


Você é meiga demais
Por você sou capaz
De roubar até a lua

Você é linda de olhar
E ao te ver passar
Eu só queria sempre estar na tua

Você é a criança esperta
Que na hora certa
Sabe ser mulher

Você é cabeça feita
A musa perfeita
Que qualquer poeta quer

Você é chocolate com licor de cereja
Torta de morango com creme de chantilly
Sorvete especial de sobremesa
Você é a coisa mais gostosa que eu já conheci

Você é meiga demais
Por você sou capaz
De roubar até a lua

Você é linda de olhar
E ao te ver passar
Eu só queria sempre estar na tua

Você é a criança esperta
Que na hora certa
Sabe ser mulher

Você é cabeça feita
A musa perfeita
Que qualquer poeta quer

Você é chocolate com licor de cereja
Torta de morango com creme de chantilly
Sorvete especial de sobremesa
Você é a coisa mais gostosa que eu já conheci

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Frase da Vez

"A felicidade é tão oposta
 à vida, que estando nela, 
a gente esquece que vive".
Mario de Andrade

(São Paulo, 9 de outubro de 1893 - S.P. 25 de fevereiro de 1945)
Foi um poeta, romancista, musicólogo,
 historiador de arte, crítico e fotógrafo brasileiro.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

VHF x UHF


VHF
VHF é a sigla para o termo inglês Very High Frequency (Frequência Muito Alta) que designa a faixa de radiofrequências de 30 a 300 MHz. Este tipo de sinal é utilizado para transmissão de rádio FM, utilizando a frequência entre 88-108 MHz e foi o primeiro método de transmissão televisiva. Também é utilizada em sistemas de navegação terrestre, comunicações aéreas (dos aviões) e radioamadorismo.

Normalmente é uma faixa um pouco melhor para longas distâncias em áreas abertas e zonas não urbanizadas, devido ao formato da onda de radiofrequência, de propagação mais curta.

UHF
Já UHF é a sigla para o termo inglês Ultra High Frequency (Freqüência Ultra Alta), e designa a faixa de radiofrequências de 300 MHz até 3 GHz. É ela a responsável pelos sinais de televisão atuais (canais 14 ao 83), rádio e transceptores.

É uma frequência indicada para grandes centros urbanos, pois possui capacidade de reflexão e penetração em obstáculos feitos pelo homem, como aço e concreto dos prédios, pontes, etc...

(º> Via: BlogMax >>>

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

Rádio AM x FM


Pensar em como acontece a transmissão de rádio AM e FM pode parecer algo mágico. Quando você liga o rádio, pode ouvir música, voz ou qualquer outra coisa que esteja sendo transmitido de uma fonte localizada a centenas ou até milhares de quilômetros de distância! No entanto, a recepção de rádio é bastante fácil de entender, uma vez que você desmistifique como as ondas de rádio são criadas e transmitidas.
O que são ondas de rádio?

Você provavelmente está familiarizado com o AM, sigla para Amplitude Modulation, e FM, sigla em inglês para Frequency Modulation. Ambos os programas de rádio AM e FM são transmitidos pelo ar através de ondas de rádio, que fazem parte de uma ampla gama de ondas eletromagnéticas, que incluem: raios gama, raios X, raios ultravioleta, luz visível, infravermelho e microondas.

Ondas eletromagnéticas estão ao nosso redor em todos os lugares e em diferentes freqüências. As ondas de rádio exibem propriedades semelhantes às das ondas de luz (por exemplo, reflexão, polarização, difração, refração), mas existem em uma frequência que nossos olhos não são sensíveis.

As ondas eletromagnéticas são geradas pela corrente alternada (CA), que é a energia elétrica usada para executar praticamente todos os equipamentos e / ou tecnologias - desde máquinas de lavar até televisores e dispositivos móveis.

Nos Estados Unidos, a corrente alternada opera a 120 volts a 60 Hz. Isso significa que a corrente alterna (muda de direção) no arame 60 vezes por segundo. Outros países usam 50 Hz como padrão. Embora 50 e 60 Hz sejam consideradas relativamente baixas, as correntes alternadas ainda geram um nível básico de radiação eletromagnética (EMR).

Isso significa que parte da energia elétrica escapa do fio e é transmitida para o ar. Quanto maior a freqüência da eletricidade, mais energia consegue escapar do fio para o espaço aberto. Assim, a radiação eletromagnética pode ser vagamente descrita como "eletricidade no ar".

O conceito de modulação

Eletricidade no ar não é nada além de ruído aleatório. Para ser transformado em sinais úteis que transmitem informações (música ou voz), ele deve primeiro ser modulado, e a modulação é a base para os sinais de rádio AM e FM. É assim que os termos AM e FM se originaram, pois AM significa modulação de amplitude e FM significa modulação de frequência.

Modulação é mudança. A radiação eletromagnética deve ser modulada ou alterada para ser útil como uma transmissão de rádio. Sem modulação, nenhuma informação seria transportada por um sinal de rádio. A modulação é um conceito fácil de entender, especialmente porque está ao nosso redor. Nosso senso de visão é um bom exemplo para descrever como funciona a modulação. Um pedaço de papel em branco na mão é inútil, até que seja modulado ou alterado de alguma forma significativa. Alguém teria que escrever ou desenhar no papel para comunicar informações úteis.

Quando se trata de transmissões de rádio, a radiação eletromagnética (eletricidade no ar) deve ser modulada com a informação desejada para enviar.

Rádio AM
O rádio AM usa modulação de amplitude e é a forma mais simples de transmissão de rádio. Para entender a modulação de amplitude, considere uma transmissão constante de sinal (ou onda) a 1000 kHz na banda AM. A amplitude (ou altura) do sinal constante é inalterada ou não modulada, não contendo, portanto, informações úteis. Este sinal constante produz apenas ruído, até ser modulado com informações, como voz ou música. A combinação dos dois resulta em uma mudança na intensidade de amplitude do sinal constante, que aumenta e diminui em proporção direta à informação. Apenas a amplitude muda, pois a frequência permanece constante o tempo todo.

O rádio AM nas Américas opera em uma faixa de frequências de 520 kHz a 1710 kHz. Outros países e regiões têm diferentes faixas de frequência. A frequência específica é conhecida como frequência da portadora, que é o veículo pelo qual o sinal real é transportado de uma antena de transmissão para um sintonizador de recepção.

O rádio AM tem as vantagens de transmitir mais diferenças, ter mais estações em uma determinada faixa de frequência, e ser facilmente captado pelos receptores. No entanto, os sinais AM são mais suscetíveis a interferência de ruído e estática, como durante uma tempestade. A eletricidade gerada pelo raio produz picos de ruído que são captados pelos sintonizadores AM. O rádio AM também tem um alcance de áudio muito limitado, de 200 Hz a 5 kHz, o que limita sua utilidade para música. E quando se trata de música, os sinais AM têm uma qualidade de som inferior à FM.

Rádio FM
O rádio FM usa modulação de frequência. Para entender a modulação de frequência, considere um sinal com frequência e amplitude constantes. A frequência do sinal é inalterada ou não modulada, portanto não há informações úteis contidas. Mas uma vez que a informação tenha sido introduzida neste sinal, a combinação resulta em uma mudança na frequência, que é diretamente proporcional à informação. Quando a frequência é modulada entre baixo e alto, a música ou voz está sendo transmitida pela freqüência da portadora. Mas apenas a frequência muda como resultado; a amplitude permanece constante o tempo todo.

O rádio FM opera na faixa de 87,5 MHz a 108,0 MHz, que é uma faixa de frequências muito maior que a rádio AM. O alcance da distância para as transmissões FM é mais limitado do que o AM - normalmente menos de 160 km. No entanto, o rádio FM é mais adequado para música; a maior faixa de largura de banda, de 30 Hz a 15 kHz, produz a qualidade de som que normalmente preferimos ouvir. Mas, para ter uma área maior de cobertura, as transmissões FM exigem estações adicionais para transportar sinais adicionais.

As transmissões de FM também são comumente feitas em estéreo - algumas estações AM também são capazes de transmitir sinais estéreo. E, embora os sinais de FM sejam menos suscetíveis a ruído e interferência, eles podem ser limitados por barreiras físicas (por exemplo, edifícios, morros etc.), o que afeta a recepção geral. É por isso que você pode pegar algumas estações de rádio mais facilmente em alguns lugares do que em outras, seja dentro de sua casa ou ao redor da cidade.

sábado, 12 de fevereiro de 2022

Chelsea é o Campeão da Copa do Mundo de Clubes FIFA 2021

O Chelsea é o campeão da Copa do Mundo de Clubes 2021. O time inglês
 venceu o Palmeiras na prorrogação após empate em 1x1 no tempo normal. 

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

100 anos da Semana de Arte Moderna


A Semana de Arte Moderna ocorreu entre os dias 11 e 18 de fevereiro de 1922, ano do centenário de independência do Brasil, no Teatro Municipal de São Paulo. O evento serviu para o lançamento público do movimento modernista no Brasil, e as conferências, concertos e exposições constituíram o ponto de partida de um longo processo de renovação que tinha por objetivo atualizar culturalmente o Brasil, colocando-o ao lado de países que já haviam atingido sua independência no plano das ideias, artes plásticas, música e literatura.

Durante o encontro ocorreu a leitura de trechos da prosa de Oswald de Andrade e poesias de Mário de Andrade, Manuel Bandeira, Guilherme de Almeida, Ribeiro Couto, Plinio Salgado e Sérgio Milliet, dentre outros, sob a algazarra do público, envolvidos pelo escarcéu dos espectadores. Graça Aranha, Ronald de Carvalho e Menotti del Picchia ocuparam-se em explicar as novas teorias, enquanto Mário de Andrade falava no salão do teatro, em meio à exposição de pintura, escultura e arquitetura que ali havia sido montada. Desta exposição participavam Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Vicente do Rego Monteiro, Goeldi, entre os muitos pintores, gravadores e desenhistas; Vitor Brecheret e outros escultores; Antônio Garcia Moya e Georg Przyrembel, arquitetos. Nos concertos musicais destacou-se Vila-Lobos e a pianista Guiomar Novais entre os muitos músicos. Houve também um número de dança, a cargo de Yvonne Daumerie.

A ‘Semana’ organizada por intelectuais de São Paulo e do Rio de Janeiro tinham por objetivo dar ao público ‘a perfeita demonstração do que há em nosso meio em escultura, arquitetura, música, e literatura sob o ponto de vista rigorosamente atual’.




<><> 100 anos da Semana de Arte Moderna <><>

domingo, 6 de fevereiro de 2022

Senegal é o campeão da Copa Africana de Nações de 2021

Devido à Pandemia da Covid-19, a Copa Africana de Nações de 2021,
foi realizada este ano em Camarões. E Senegal derrotou o Egito nos pênaltis,
depois de empate em 0x0 no tempo normal e na prorrogação.
É o primeiro título da Seleção de Senegal na competição.

<><> Tabela à partir das Quartas de Final <><>