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Charles Dickens (1812 - 1870) - Escritor Inglês
quarta-feira, 23 de agosto de 2023
domingo, 20 de agosto de 2023
A Espanha é a campeã da Copa do Mundo de Futebol Feminino 2023
quarta-feira, 9 de agosto de 2023
sexta-feira, 4 de agosto de 2023
Todos os Campeões e Vices dos Estaduais de 2023
quarta-feira, 5 de julho de 2023
segunda-feira, 3 de julho de 2023
3 Mini Contos de Franz Kafka
A PERGUNTA
Só a nossa noção de tempo nos faz pensar em Juízo Final, quando é de justiça sumária que se trata.O suicida é como o prisioneiro que, vendo armar-se uma forca no pátio, imagina que é para ele – foge de sua cela, à noite, desce ao pátio e pendura-se ao baraço.
Os mártires não menosprezam o corpo, apenas fazem-no pregar à cruz: é no que estão de acordo com seus adversários.
As portas são inumeráveis, a saída é uma só, mas as possibilidades de saída são tão numerosas quanto as portas. Há um propósito e nenhum caminho: o que denominamos caminho não passa de vacilação.
Os leopardos invadem o Templo e esvaziam os vasos sagrados… O fato não cessa de reproduzir-se; até que se chega a prever o momento exato e isso entra a fazer parte do ritual.
Os bons vão a passo certo; os outros, ignorando-os inteiramente, dançam à volta deles a coreografia da hora que passa.
Outrora eu não podia compreender que minhas perguntas não obtivessem resposta; hoje em dia não compreendo que jamais tivesse admitido a hipótese de formular perguntas… Bem, eu não acreditava então em coisa alguma – só fazia perguntar.
*
O PIÃO
Um filósofo costumava circular onde brincavam crianças. E se via um menino que tinha um pião já ficava à espreita. Mal o pião começava a rodar, o filósofo o perseguia com a intenção de agarrá-lo. Não o preocupava que as crianças fizessem o maior barulho e tentassem impedi-lo de entrar na brincadeira; se ele pegava o pião enquanto este ainda irava, ficava feliz, mas só por um instante, depois atirava-o ao chão e ia embora. Na verdade, acreditava que o conhecimento de qualquer insignificância, por exemplo, o de um pião que girava, era suficiente ao conhecimento do geral. Por isso não se ocupava dos grandes problemas – era algo que lhe parecia antieconômico. Se a menor de todas as ninharias fosse realmente conhecida, então tudo estava conhecido; sendo assim só se ocupava do pião rodando. E sempre que se realizavam preparativos para fazer o pião girar, ele tinha esperança de que agora ia conseguir; e se o pião girava, a esperança se transformava em certeza enquanto corria até perder o fôlego atrás dele. Mas quando depois retinha na mão o estúpido pedaço de madeira, ele se sentia mal e a gritaria das crianças – que ele até então não havia escutado e agora de repente penetrava nos seus ouvidos – afugentava-o dali e ele cambaleava como um pião lançado com um golpe sem jeito da fieira.
A PONTE
Eu era rígido e frio, eu era uma ponte; estendido sobre um precipício eu estava. Aquém estavam as pontas dos pés, além, as mãos, encravadas; no lodo quebradiço mordi, firmando-me. As pontas da minha casaca ondeavam aos meus lados. No fundo rumorejava o gelado arroio das trutas. Nenhum turista se extraviava até estas alturas intransitáveis, a ponte não figurava ainda nos mapas. Assim jazia eu e esperava; devia esperar. Nenhuma ponte que tenha sido construída alguma vez, pode deixar de ser ponte sem destruir-me. Foi certa vez, para o entardecer – se foi o primeiro, se foi o milésimo, não o sei – meus pensamentos andavam sempre confusos, giravam, sempre em círculo. Para o entardecer, no verão, obscuramente murmurava o arroio, quando ouvi o passo de um homem. A mim, a mim. Estira-te, ponte, coloca-te em posição, viga órfã de balaústres, sustém aquele que te foi confiado. Nivela imperceptivelmente a incerteza de seu passo, mas se cambaleia, dá-te a conhecer e, como um deus da montanha, atira-o à terra firme. Veio, golpeou-me com a ponta férrea de seu bastão, depois ergueu com ela as pontas de minha casaca e arrumou-as sobre mim. Com a ponta andou entre meu cabelo emaranhado e a deixou longo tempo ali dentro, olhando provavelmente com olhos selvagens ao seu redor. Mas então – quando eu sonhava atrás dele sobre montanhas e vales – saltou, caindo com ambos os pés na metade de meu corpo. Estremeci-me em meio da dor selvagem, ignorante de tudo o mais. Quem era? Uma criança? Um sonho? Um assaltante de estrada? Um suicida? Um tentador? Um destruidor? E voltei-me para vê-lo. A ponta de volta! Não me voltara ainda, e já me precipitava, precipitava-me e já estava dilacerado e varado nos pontiagudos calhaus que sempre me tinham olhado tão aprazivelmente da água veloz.
quarta-feira, 14 de junho de 2023
domingo, 11 de junho de 2023
Uruguai é o campeão da Copa do Mundo Sub 20 de 2023
sábado, 10 de junho de 2023
Manchester City é o Campeão da Liga dos Campeões da Europa 2022/2023
><><> Tabela à Partir das Oitavas de Final <><><
>>> Tabela Completa da Liga dos Campeões 2022/2023 >>>
quarta-feira, 31 de maio de 2023
Goiás é o Campeão da Copa Verde 2023
Sevilla é o Campeão da Liga da Europa 2022/2023
><><> Tabela à partir das Quartas de Final <><><
>>> Tabela Completa da Liga da Europa 2022/2023 >>>
quinta-feira, 4 de maio de 2023
Ceará é o campeão da Copa do Nordeste 2023
quarta-feira, 5 de abril de 2023
Olhai os Lírios do Campo, de Érico Veríssimo
Deixando aqui uma dica de leitura. Olhai os lírios do campo de Érico Veríssimo...
Excelente livro... Não sei porquê, ainda não tinha lido nenhuma obra deste grande e importante escritor brasileiro. Agora quero mais...
Algumas frases:
_" A vida começa todos os dias." p. 151
_ " O ateísmo é absolutamente inútil e estéril; não constrói nada, não explica nada, não leva a coisa nenhuma. " p. 153
_ " A gentileza podia melhorar o mundo. Se os homens cultivassem a gentileza seria possível atenuar um pouco tudo quanto a vida tem de áspero e brutal." p. 212
_ " É muito mais fácil arrastar um povo acenando-lhe com uma bandeira de ódio do que uma bandeira de amor. Há mais ímpeto, mais... mais força no ódio. O ódio é masculino, o amor é feminino. É mais fácil levar homens à guerra do que à oração." p. 284
segunda-feira, 13 de março de 2023
Vencedores do Oscar 2023
O Oscar 2023, neste domingo (12/03), consagrou o filme Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo, o franco favorito da temporada de premiações.
O longa saiu como vencedor nas categorias de Melhor Filme, Direção (Daniel Kwan & Daniel Scheinert), Atriz (Michelle Yeoh, que fez história como primeira asiática a levar o prêmio), Atriz Coadjuvante (Jamie Lee Curtis), Ator Coadjuvante (Ke Huy Quan), Edição e Roteiro Original -- foram sete vitórias, das 11 às quais o longa estava indicado.
Em segundo lugar no ranking de grandes premiados da noite, veio o alemão Nada de Novo no Front, com 4 vitórias (Filme Internacional, Fotografia, Trilha Sonora e Design de Produção).
Confira abaixo os vencedores em negrito:
MELHOR FILME
Nada de Novo no Front
Avatar: O Caminho da Água
Os Banshees de Inisherin
Elvis
Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
Os Fabelmans
Tár
Top Gun: Maverick
Triângulo da Tristeza
Entre Mulheres
MELHOR DIREÇÃO
Martin McDonagh, por Os Banshees de Inisherin
Daniel Kwan & Daniel Scheinert, por Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
Steven Spielberg, por Os Fabelmans
Todd Field, por Tár
Ruben Östlund, por Triângulo da Tristeza
MELHOR ATOR
Austin Butler, por Elvis
Colin Farrell, por Os Banshees de Inisherin
Brendan Fraser, por A Baleia
Paul Mescal, por Aftersun
Bill Nighy, por Living
MELHOR ATRIZ
Cate Blanchett, por Tár
Ana de Armas, por Blonde
Andrea Riseborough, por To Leslie
Michelle Williams, por Os Fabelmans
Michelle Yeoh, por Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
MELHOR ATOR COADJUVANTE
Brendan Gleeson, por Os Banshees de Inisherin
Brian Tyree Henry, em Causeway
Judd Hirsch, em Os Fabelmans
Berry Keoghan, por Os Banshees de Inisherin
Ke Huy Quan, por Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Angela Bassett, por Pantera Negra: Wakanda Para Sempre
Hong Chau, por A Baleia
Kerry Condon, por Os Banshees de Inisherin
Jamie Lee Curtis, por Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
Stephanie Hsu, por Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
Martin McDonagh, por Os Banshees de Inisherin
Daniel Kwan & Daniel Scheinert, por Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
Steven Spielberg & Tony Kushner, por Os Fabelmans
Todd Field, por Tár
Ruben Östlund, por Triângulo da Tristeza
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
Rian Johnson, por Glass Onion: Um Mistério Knives Out
Kazuo Ishiguro, por Living
Ehren Kruger, Eric Warren Singer & Christopher McQuarrie, por Top Gun: Maverick
Sarah Polley, por Entre Mulheres
MELHOR FOTOGRAFIA
James Friend, por Nada de Novo no Front
Darius Khondji, por Bardo: Falsa Crônica de Algumas Verdades
Mandy Walker, por Elvis
Roger Deakins, por Império da Luz
Florian Hoffmeister, por Tár
Volker Bertelmann, por Nada de Novo no Front
Justin Hurwitz, por Babilônia
Carter Burwell, por Os Banshees de Inisherin
Son Lux, por Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
John Williams, por Os Fabelmans
Sofia Carson - "Applause" (de Tell it Like a Woman)
Lady Gaga - "Hold My Hand" (de Top Gun: Maverick)
Rihanna - "Lift Me Up" (de Pantera Negra: Wakanda Para Sempre)
"Naatu Naatu" (de RRR)
Son Lux - "This is a Life" (de Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo)
Matt Villa & Jonathan Redmond, por Elvis
Paul Rogers, por Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
Monika Willi, por Tár
Eddie Hamilton, por Top Gun: Maverick
Nada de Novo no Front (Alemanha)
Close (Bélgica)
EO (Polônia)
The Quiet Girl (Irlanda)
Nada de Novo no Front
Avatar: O Caminho da Água
Babilônia
Elvis
Os Fabelmans
Nada de Novo no Front
Batman
Pantera Negra: Wakanda Para Sempre
Elvis
A Baleia
Nada de Novo no Front
Avatar: O Caminho da Água
Batman
Elvis
Top Gun: Maverick
Nada de Novo no Front
Avatar: O Caminho da Água
Batman
Pantera Negra: Wakanda Para Sempre
Top Gun: Maverick
Pinóquio de Guillermo Del Toro
Marcel the Shell with Shoes On
Gato de Botas 2: O Último Pedido
A Fera do Mar
Red - Crescer é uma Fera
O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo
The Flying Sailor
Ice Merchants
My Year of Dicks
An Ostrich Told Me the World is Fake and I Think I Believe It
An Irish Goodbye
Ivalu
Le Pupille
Night Ride
The Red Suitcase
All The Beauty and the Bloodshed
Fire of Love
A House Made of Splinters
Navalny
Como Cuidar de um Bebê Elefante
Haulout
How do You Measure a Year?
The Martha Mitchell Effect
Stranger at the Gate