"Uma vaga noção de tudo, e um conhecimento de nada."
Charles Dickens (1812 - 1870) - Escritor Inglês

domingo, 6 de outubro de 2013

"Come Together" >>> Uma Música, Treze Regravações

"Come Together" ("Venha Junto", em tradução livre), é uma canção dos Beatles composta por John Lennon, creditada a dupla Lennon/McCartney, e lançada no álbum Abbey Road de 1969. Duração: 4’18”. Foi lançada em 6 de outubro de 1969, nos Estados Unidos, como lado B, do compacto simples que tinha "Something" de George Harrison como lado A. Com este formato, foi lançada também ao redor do mundo, inclusive no Brasil. A letra é nonsense, sujeita a interpretações diversas.

John Lennon = Voz e Guitarra;
George Harrison = guitarra; 

Paul McCartney = baixo;
Ringo Starr = bateria.

Fonte: Wikipédia.


The Beatles

Aerosmith

Michael Jackson
Tina Turner
Eurythmics
Elton John
Joe Cocker
Axl Rose e Bruce Springsteen
Soundgarden
Arctic Monkeys
Godsmack
Nazareth

Jennifer Lopes e Mary Blige
Candice Glover
Outros intérpretes:
Diana Ross, The Supremes,  The Brothers Johnson  e Marilyn Manson, etc...
* * *
Come Together
A música que abre Abbey Road é uma das marcas registradas de John Lennon. Ela foi feita a pedido do guru do LSD, Timothy Leary, que concorreria a governador da Califórnia e tinha como tema da sua campanha a frase: "Let's Get It Together" ou “Vamos Pra Frente Juntos”. A inspiração política não veio, mas Lennon terminou a música e a incluiu no disco. A "luz" veio de uma canção de Chuck Berry, "You Can't Catch Me", da qual Lennon copiou inclusive parte de um verso. Anos depois, Lennon admitiu a "influência" de Berry e foi levado à Justiça, mas a ação acabou em um acordo.
No decorrer da canção, Lennon faz um barulho com a boca, uma espécie de “chuuunc!”, que na verdade ele quer dizer “shoot me”, algo como “atire em mim”, ou “injete em mim” (uma gíria pro uso de heroína). Paul McCartney não gostava desse trecho por achar que teriam problemas com justiça, ou fans e sabendo que Lennon não retiraria, ele decidiu tocar seu baixo tão forte e alto de maneira que cobrisse a fala. Lennon não queria guitarra nessa música, mas McCartney achou que sem base e só no piano, o som ficaria vazio. Também deu uma ideia do solo que acabou entrando. 

George Martin escreveu numa nota do disco LOVE que “Come Together” é sua música favovita da carreira dos Beatles. O engenheiro de som Geoff Emerick disse recentemente sobre a música: "Eu recordo que John entrou com uma estrutura básica para a canção, mas no início tocou a muito mais rapidamente. Paul sugeriu retardá-la para baixo e fazer-lhe mais ' swampy.' John gostou completamente da ideia." Algumas coisas estranhas aconteceram, porém: inicialmente, Paul tocou a parte do piano elétrico, mas John olhou sobre o ombro e estudou o que ele estava tocando”. Quando chegou a hora de gravá-la, John tocou o piano elétrico ao invés de Paul. Paul poderia ter ficado ofendido, mas eu acho que ele estava mais aborrecido por não cantar no coro - John fez a sua própria backing vocals."Ringo usou as suas famosas toalhas de chá em sua bateria em Come Together, um efeito fantástico.Se os tambores ficassem altos teriam destruído a canção."


Curiosidades:
Outra polêmica em torno de "Come Together" foi a menção feita à Coca-Cola. Algumas redes de comunicação se negaram a executar a canção, por achar que se tratava de uma referência publicitária, mas nada foi provado a esse respeito.
"Quando ele a trouxe pela primeira vez, era uma musiquinha bem animada, e eu lhe disse que se parecia bastante com 'You can't catch me', de Chuck Berry. John reconheceu que parecia mesmo, e eu disse: 'Bom, faça alguma coisa para mudar isso'. Sugeri que tentássemos desacelerar o ritmo, e foi o que fizemos", explica Paul McCartney na biografia "Many years from now", de Barry Miles.
>>> Texto (partes) acima de Breno Augusto do blog Diário dos Beatles >>>

Nenhum comentário:

Postar um comentário