Hoje (05/12), 100 anos de nascimento de Lina Bo Bardi |
Achillina Bo, mais conhecida como Lina Bo Bardi, nasceu em Roma em 5 de Dezembro de 1914. Lina foi uma arquiteta modernista italiana, além de ilustradora, designer e cenógrafa. Foi casada com o crítico de arte Pietro Maria Bardi, e é conhecida por ter projetado o Museu de Arte de São Paulo (MASP).
> MASP - Sua obra prima: uma joia da arquitetura
Lina estudou na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Roma durante a década de 1930 mas mudou-se para Milão, onde trabalhou para Giò Ponti, dono de uma casa chamada Domus. Ganha certa notoriedade e estabelece escritório próprio, mas durante a II Guerra Mundial enfrenta um período de poucos serviços, chegando a ter o escritório bombardeado. Conhece o profissional e arquiteto Bruno Zevi, com quem funda a revista semanal A cultura della vita. Neste período Lina ingressa no Partido Comunista Italiano e participa da resistência à ocupação alemã.
> Casa de Vidro, outra obra de Lina
Casa-se com o jornalista Pietro Maria Bardi em 1946 e neste ano, em parte devido aos traumas da guerra e à sensação de destruição, parte para o Brasil, país que acolherá como lar e onde passará o resto da vida (em 1951 naturaliza-se brasileira).
Lina Bo Bardi, faleceu em 20 de março de 1992, em São Paulo.
Fonte: Wikipédia >>>
3 ilustrações de Lina Bo Bardi
Leia e saiba mais sobre a arquiteta:
Nenhum comentário:
Postar um comentário