"Uma vaga noção de tudo, e um conhecimento de nada."
Charles Dickens (1812 - 1870) - Escritor Inglês

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Pra Ser Sincero - 123 Variações Sobre um Mesmo Tema

Pra Ser Sincero

123 variações sobre 
   um mesmo tema
Humberto Gessinger - 2009

Editora Belas Letras - 304 páginas


Em 11 de janeiro de 1985, mesmo dia da abertura da primeira edição do Rock in Rio, Humberto Gessinger subia ao palco do auditório da Faculdade de Arquitetura da UFRGS de cabelo new wave e bombacha, para o primeiro show de uma banda que tinha nascido para durar uma noite só. Era para ter se chamado Frumelo & Os 7 Belos, mas ninguém gostou, então os integrantes da banda resolveram fazer uma brincadeira com os estudantes de Engenharia e os surfistas que frequentavam o bar da universidade, que estava a pelo menos 100 quilômetros do mar. Engenheiros do Hawaii.

Vinte e cinco anos depois dessa estreia, Humberto Gessinger - que acompanhou todas as formações desde o primeiro show - lança neste livro seu olhar sobre a trajetória do grupo, sobre cada uma das composições e revela curiosidades e bastidores das gravações. Com fotografias inéditas, informações sobre cada um dos discos, letras comentadas e um diário de 1984 a 2009, Pra Ser Sincero é um livro sobre uma banda que era para ter durado uma noite só, mas que acabou escrevendo um capítulo da história do rock brasileiro, mesmo estando longe demais das capitais.
[texto da contra-capa]

Neste livro, Humberto Gessinger, conta-nos sobre o surgimento dos Engenheiros do Hawaii, do qual ele é vocalista, instrumentista e principal letrista, desta banda que surgiu em 1984 em Porto Alegre-RS, e se tornou uma dos principais grupos de Rock do país. O livro traz várias fotos e comentários sobre os discos lançados pela banda, além de falar das letras e músicas e das influências musicais. Traz curiosidades sobre a banda e suas formações e sobre sua vida artística. Gessinger fala também sobre futebol, sendo ele um torcedor do Grêmio de Football Porto Alegrense, do qual é autor do livro “Meu Pequeno Gremista”. 

Minucioso e detalhista, Gessinger consegue captar do cotidiano, várias nuances, transformando estas observações em poesia e música. Traz ainda 123 letras, algumas comentadas com uma breve explicação. No final do livro, o texto ‘Pra Entender’ de Luís Augusto Fischer.

HG é fissurado pelo número 123, sempre o citando no livro.

(“ao som de baquetas contando o início da canção: 1...2...3...”)

Você terá um dois três motivos para ler este livro: 
1) 'Ouça o que eu digo, não ouça ninguém;'
2) 'Se o que eu digo. Não faz sentido. Não faz sentido, ficar ouvindo;'
3) 'Diga a verdade, doa a quem doer.' 


O projeto gráfico do livro, da Editora Belas Letras, é muito bem feito e de ótima qualidade.

Muito bom o livro, tem que constar na estante de qualquer um que goste da banda. 

Trechos:
p.11

p. 49
p. 55

pgs. 86 e 87

p. 87

p. 93 




Fica a Dica !

Nenhum comentário:

Postar um comentário