"Uma vaga noção de tudo, e um conhecimento de nada."
Charles Dickens (1812 - 1870) - Escritor Inglês

quinta-feira, 10 de maio de 2018

Memórias de um Legionário, de Dado Villa-Lobos


Dado Villa-Lobos -
 Memórias de um
Legionário

Autores: Dado Villa-Lobos, 
Felipe Demier e Romulo Mattos

Editora: Mauad X - 256 páginas - 2015


Neste livro o guitarrista da Legião Urbana, traz pela primeira vez histórias da banda contada por um de seus integrantes. Dado Villa-Lobos, juntamente com Felipe Demier e Romulo Mattos, dá detalhes instigantes, pitorescos  e curiosos de uma das bandas mais cultuada do rock nacional. Depois de 30 anos do lançamento do primeiro disco da Legião Urbana, Dado nos conta várias histórias cômicas e tristes envolvendo ele e seus parceiros de banda. Traz histórias dos bastidores, conta como foi a relação de sua esposa Fernanda quando ela era empresária da banda; Dado relata também com riquíssimos detalhes sobre a composições de algumas músicas e das gravações dos álbuns da banda, assim como também os shows apresentados por eles em algumas cidades pelo Brasil, primeiro em danceterias e boates e depois lotando ginásios e estádios de futebol, protagonizando eventos e fatos históricos para o rock brasileiro. E apesar de mais de 20 anos de encerramento das atividades da Legião Urbana, ela continua sendo cultuada e venerada por uma legião de fãs de várias gerações, e vendendo muito disco ainda. O livro ainda têm algumas fotos de Dado e da Legião.

É minha banda favorita, uma das melhores bandas do rock brasileiro, senão a melhor.

O livro é dividido em 10 capítulos, mais apresentação e introdução, todos intitulados com trechos de músicas da Legião Urbana.

Não foi e não é TEMPO PERDIDO ler este livro. Se você é fã incondicional da banda, é obrigatório lê-lo e tê-lo em sua estante. Gostei muito.



Trechos:
-“Onze de outubro de 1996, 2h15 da madrugada. Toca o telefone na minha cabeceira. Do outro lado da linha, o doutor Saul me dava a notícia que, infelizmente, eu já esperava: o Renato estava morto. Atordoado, desliguei o telefone, acordei Fernanda e liguei pro Rafael, empresário da banda e grande amigo. Eu e ele chegamos às 5h na casa do Renato, na Rua Nascimento Silva, em Ipanema. Lá estava Seu Renato, quieto e resignado, talvez aliviado com o fim do sofrimento do filho. Abraçamo-nos, e ele narrou rapidamente os últimos momentos daquele drama. Logo apareceu um tio do Renato que, sereno e
disposto a conversar, nos sugeriu tomar o café da manhã fora de casa.” – p. 11

-“ O Renato era um cara interessado em artes, e eu tinha lá minhas predileções artísticas, possivelmente influenciado pelos anos vividos na França. Um pouco mais para a frente, nos primeiros tempos da Legião, houve um caso que eu acho que ilustra um pouco essa empatia que se deu, de imediato, entre mim e o Renato. Isso aconteceu quando nós fomos fazer a prova da Ordem dos Músicos do Brasil (OMB). Até hoje, para atuar como músico, é-se obrigado a fazer essa prova e a se sindicalizar, o que não me parece ter muito sentido. A questão é que a banda seria atração de um projeto patrocinado pelo Governo do Distrito
Federal, portanto precisávamos ter a licença da entidade. Havia a opção de tirara carteira de músico estagiário (amarela) ou a de músico profissional (azul). Com qualquer uma das duas se podia tocar sem problemas em eventos públicos.” – p. 38

-“ O comportamento do público às vezes era bizarro, e isso certamente era outro fator que o Renato levava em consideração quando pensava se deveria ou não cair na estrada. Não há como esquecer o que aconteceu no dia 12 de abril, no Circo Troca de Segredos, na Praia da Ondina, Salvador. Acho que cabiam umas 2 mil pessoas espremidas ali, naquela estrutura mambembe. Começamos a tocar “Soldados” e muitos punks, todos negros, vestidos de roupa rasgada, com suástica e coleira com cadeado, começaram a fazer a saudação nazista. Além de terem feito uma apropriação indébita da nossa música, parece que mal sabiam o que havia sido, de fato, o nazismo, que proclamava o mito da superioridade ariana (e certamente não toleraria aqueles contraditórios punks negros).
Tinha virado uma tradição o pessoal jogar dinheiro no palco quando tocávamos “Soldados”, mais exatamente, quando o Renato cantava os versos “Somos soldados/ Pedindo esmola”. Volta e meia, fazíamos dobradinha com o Ultraje a Rigor, que incluía nos shows aquele reggae, “Mim quer tocar/ Mim gosta ganhar dinheiro”. Lembro que o Carlo Bartolini, guitarrista da banda, sempre se apresentava com um casaco de couro. Quando chegava a hora de tocar aquela música, ele levantava a gola e ficava de costas para o público, porque chovia moeda em cima dos músicos. E a plateia jogava com vontade mesmo, a ponto de o Leôspa se esconder atrás da sua bateria. Depois, os roadies vinham, juntavam as moedas com o rodo e as colocavam em um saco. As pratas recolhidas iam para a caixinha deles...” – pp. 99 e 100

“-Eu sabia que nós éramos parte de toda uma mudança de estatuto da linguagem jovem, digamos assim, de uma nova forma de nos expressar e de fazer música. Mudança que, por sua vez, criou uma categoria diferente de entretenimento, em que grandes palcos eram montados, muita gente era mobilizada, e diversas empresas – de áudio, de luz, de som – estavam sendo criadas em função do que estava acontecendo. A estrutura ia se aprimorando e, a cada ano, percebia-se que o show biz movimentava mais dinheiro e se organizava em uma escala industrial. Muitos artistas ganharam o seu disco de ouro naquela época, e com a Legião não foi diferente, é claro. A Folha de S.Paulo observou o fenômeno e, em agosto de 1986, publicou uma matéria sobre o recorde de venda de discos. Algumas gravadoras estavam trabalhando no limite de sua produção e, mesmo assim, não davam conta dos pedidos dos lojistas.” – p. 125

-“ Eu sempre vi a letra de “Faroeste Caboclo” como uma referência ao abismo entre o mundo rural e o urbano no Brasil. Entendo João de Santo Cristo como um migrante, filho da miséria e do atraso social do País. A sua vida é atravessada pela violência, pela brutalidade das relações humanas e pelo preconceito de classe e de raça. O cara sai de um rincão sertanejo, chega à cidade grande – no caso, Brasília, a capital do País –, uma terra onde há oportunidades, mas onde há também pobreza e tráfico de drogas. Essa é uma história que poderia ter-se passado no Rio, São Paulo, Belo Horizonte, ou qualquer outro grande centro. É como o Renato declarou à revista Bizz, que fez uma matéria de capa sobre tal música, em julho de 1988: “(...) as pessoas se identificam com ele [João de Santo Cristo], com a história dele (...) de sobreviver enfrentando as dificuldades que estão fora do seu controle.”
O lance é que o Renato deu uma explicação surpreendente aos jornalistas daquela revista. No seu entender, João de Santo Cristo era um garoto de classe média, um filho de fazendeiro. Ele foi para o reformatório porque o seu pai havia sido assassinado e não tinha ninguém para tomar conta dele. Assim, a música inteira mostraria João tentando voltar para o seu meio. João se viu obrigado a viver com o pessoal mais pobre e por isso ele percebeu o preconceito e tudo aquilo com que não convivia. “Santo Cristo tem uma certa nobreza”, garantiu Renato, insistindo nessa ideia. Embora as pessoas pensem que ele era um “pé-rapado”, tratar-se-ia de “um heroizinho tipo James Dean, como naquele filme Vidas amargas”. O nosso vocalista queria até mesmo que um galã de televisão protagonizasse a versão cinematográfica de “Faroeste caboclo”, e o seu nome preferido era o do Marcos Palmeira. Já o papel de Maria Lúcia ficaria com a Fernanda Torres.” – pp. 134 e 135

-"Muita gente não votou no Lula com medo do comunismo, mas foi um playboy da direita que promoveu a apropriação do dinheiro alheio pelo Estado. O mais incrível é que esse sujeito veio do nada. Ninguém sabia quem era esse aventureiro que aparecia no horário político obrigatório em cima de um barco, como se estivesse em uma expedição filmada para o Globo Repórter. E ele ainda declarou à imprensa, em dezembro de 1990, que gostava muito da Legião! O cara nunca deve ter ouvido “Que país é este”...
Enfim, o seu pacote econômico foi um choque. O Renato tinha 150 mil dólares no banco e estava prestes a comprar o apartamento dele, em Ipanema. Por sorte, eu já havia pago o meu, mas, de toda forma, todo mundo foi prejudicado. Chegamos até a ter dúvidas sobre a viabilidade da turnê. Mas tudo isso acabou nos dando mais força. Eu me lembro do Renato falando: “Eu vou recuperar cada centavo que esse desgraçado me tirou e vou comprar o meu apartamento.” Nós voltamos a ensaiar com gana e logo botamos o bloco na rua. Houve grandes apresentações, que envolveram produções de altíssimo nível.” – p. 165

-“O processo de impeachment do Collor também renovou os ânimos de muitos brasileiros insatisfeitos com toda aquela situação – aliás, em várias passeatas do movimento “Fora Collor”, os estudantes cantaram “Tempo perdido”. Na entrevista que demos ao Jornal do Brasil, em dezembro de 1993, o Renato disse: “A gente não é como esses caras [os políticos]. Eu sou brasileiro. Esses caras não são brasileiros. Polícia que mata criança, traficante, essas pessoas sim são animais. A gente acredita no Brasil. Existem muitas coisas legais.” O trecho específico sobre os policiais (infanticidas) dizia respeito à Chacina da Candelária, em julho de 1993, que teve repercussão mundial. A questão da violência urbana aparece em “Os anjos”, ainda que de forma escapista: “Gostaria de não saber desses crimes atrozes/ É todo dia agora e o que vamos fazer?/ Quero voar pra bem longe/ Mas não dá/ Não sei o que pensar e nem o que dizer/ Só nos sobrou do amor/ A falta que ficou.”
Essa crença em um Brasil digno fica mais evidente na música que dá nome ao disco. Na letra de “O Descobrimento do Brasil”, é como se o Renato quisesse descrever um país que pulsa e vive, cheio de gente que estuda e trabalha, que ganha mal, que se apaixona, que namora, que casa, enfim, que segue a sua vida comum e deseja ser minimamente feliz. Isso tudo a despeito do caos social e dos escândalos protagonizados pelas elites políticas: “Ela me disse que trabalha no correio/ E que namora um menino eletricista/ As famílias se conhecem bem/ E são amigas nesta vida./ – A gente quer um lugar pra gente/ A gente quer é de papel passado/ Com festa, bolo e brigadeiro/A gente quer um canto sossegado/ (...)/ – Estou pensando em casamento/ Ma ‘inda não posso me casar/ Eu sou rapaz direito/ E fui escolhido pela menina mais bonita.” – pp 214 e 215

-“Pelas conversas e pelas letras que o Renato estava compondo (“Quando tudo está perdido”, “E essa febre que não passa”), eu fui percebendo que ele estava sentindo a proximidade do fim. A sua imagem estava cada vez mais fragilizada, e as notícias trazidas pelo Rafael – que o visitava com mais frequência – também não eram animadoras. No entanto, eu nunca pensei que o Renato fosse morrer. No fundo, eu nutria uma esperança, e acreditava que a sua sentença não fosse irrevogável. A imprensa sempre trazia uma notícia nova sobre medicamentos contra o HIV – que hoje em dia dão uma resposta significativa aos soropositivos. O próprio Renato, ainda que disfarçadamente, parecia nutrir uma pequena expectativa. A mesma letra de “A Via Láctea”, que fala da tal febre intermitente, diz também que “sempre existe uma luz”. Havia, portanto, uma chance e certa
esperança.” – p. 232

-“Do Renato, eu sinto muita falta. Ele foi, no cenário artístico, um personagem muito especial, daquele tipo que, talvez, surja apenas um por geração, como diz o Gil em seu novo disco: “Aparece a cada cem anos um/ E a cada vinte e cinco um aprendiz.” Se, em termos de música brasileira, a sua relevância é incontestável, no âmbito das relações pessoais ela não foi menor para mim. Desde aquela palheta que eu lhe devolvi no Food’s, até a última visita em que o vi em seu leito de morte, os momentos que tive com ele foram, no somatório geral, muito positivos e enriquecedores. Quando o Renato e o Bonfá me convidaram para fazer parte da banda, acabaram, sem saber, selando o meu destino. Eu só posso agradecer-lhes. Quando o Renato morreu, e a Legião acabou, uma parte de mim também ficou para trás. Não somos os mesmos durante a vida inteira. Em resumo, hoje eu sou muito feliz no que faço, seja compondo, tocando e cantando, gravando, produzindo. Ao mesmo tempo, eu me recordo com intensa satisfação da minha época de legionário. Eu sei o lugar da Legião na minha vida. Fizemos rock. Fizemos história. Não foi tempo perdido.” – p. 255

Os autores:
Dado Villa-Lobos: Eduardo Dutra Villa-Lobos, é um músico brasileiro nascido na Bélgica, foi guitarrista na banda de rock brasiliense Legião Urbana, e, é sobrinho-neto do compositor clássico Heitor Villa-Lobos.

Felipe Demier:  Desde 2015, é professor do Departamento de Política Social (DPS) da Faculdade de Serviço Social (FSS) da UERJ. Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Romulo Mattos: Bacharel e licenciado (2001) em História pela Universidade Federal Fluminense, mestre (2004) e doutor (2008) em História Social pela mesma instituição. Atualmente é professor do Departamento de História da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Fica a Dica !

Nenhum comentário:

Postar um comentário