"Uma vaga noção de tudo, e um conhecimento de nada."
Charles Dickens (1812 - 1870) - Escritor Inglês

domingo, 18 de novembro de 2018

5 Curiosidades sobre o ícone Mickey Mouse que completa 90 anos neste domingo

Mickey Mouse em cena de ""Steamboat Willie" (1928)
90 anos de
Mickey Mouse

Por Rodolfo Vicentini


Um dos personagens mais amados da cultura pop comemora 90 anos em 2018. Mickey Mouse foi uma criação do poderoso Walt Disney em 1928, e fez sua estreia oficial em 18 de novembro no curta "Steamboat Willie". Amado e conhecido mundialmente, o personagem não colheu apenas frutos durante sua "carreira" --foi por pouco que ele não ganhou vida, não fosse pela insistência de seu criador.

Após tantas aventuras em quase um século de vida, conheça 5 curiosidades do Mickey.

Mickey era na verdade... Mortimer?
O personagem principal de Walt Disney na década de 1920 era Oswald, o coelho sortudo. O criador pensava que a animação fofinha seria um sucesso, mas recebeu um "não" dos investidores quando tentou arranjar grana para uma produção. Como os direitos autorais pertenciam a eles, Walt não pôde fazer nada. Mas ele era persistente. Tanto que já na viagem de volta planejou um camundongo alegre com orelhas redondas. Agora sim, Mortimer estava pronto. Calma, e o Mickey? Então, o primeiro nome do icônico personagem era muito diferente do que estamos acostumados hoje, e foi graças a mulher de Disney, Lillian, que o desenho ganhou o nome de Mickey. 

O sucesso não veio de imediato
Com Mickey finalizado agora só faltava uma animação para ele. Walt Disney embarcou imediatamente no primeiro desenho animado do seu novo produto, "Mickey Mouse: Plane Crazy". O entusiasmo desapareceu quando nenhum distribuidor se interessou pelo filme. O norte-americano arriscou mais um desenho animado mudo, intitulado "Mickey, The Gallopin' Gaucho". Porém, a Warner Bros. já estava focada nos filmes falados, e não deu bola para o projeto. Finalmente, a estreia do personagem aconteceu no curta "Steamboat Willie", que chegou quase há 90 anos no cinema Colony Theatre, de Nova York, tornando-se o primeiro desenho animado com som sincronizado da história.

As primeiras palavras
Walt Disney era esperto e não iria esperar muito para entrar na então novidade da sétima arte (os filmes falados). No ano seguinte ao lançamento de Mickey, o seu criador apostou no curta "The Karnival Kid", que marcou as primeiras palavras do personagem: "Hot dog! Hot dog!". A partir daí, na maioria dos curtas estrelados por ele durante a Segunda Guerra Mundial, era o próprio Walt Disney que dava voz ao protagonista.

Primeiro personagem de desenho animado "mundial" 
O sucesso de Mickey foi arrebatador, sendo um marco para a indústria pop como o primeiro desenho que se espalhou pelo mundo. Um livro sobre o Mickey saiu em 1930, enquanto o primeiro relógio oficial do personagem ganhou as lojas em 1933. O símbolo da Walt Disney Company ainda ganhou alguns nomes distintos em certos países do mundo: em italiano, é chamado de Topolino; em alemão, é o Micky Maus; em espanhol, Raton Mickey; em sueco, Musse Pigg; e em mandarim, Mi Lao Shu.

Na televisão e no Oscar
Mickey chegou aos televisores norte-americanos em 1950, no especial natalino "One Hour in Wonderland". Junto com a novidade, ainda foi exibido na grade televisiva a animação clássica "Relojoeiros das Alturas", lançada em 1937. O sucesso no cinema, na televisão e em praticamente todas as áreas em que atuava levou Mickey ao maior prêmio do cinema: o Oscar. Walt Disney levou um prêmio pelo criação do personagem em 1932, mas o próprio Mickey só foi estrear no evento em 1998, quando entregou um envelope para o ator Tom Selleck. Cinco anos depois, o camundongo voltou para a cerimônia em Hollywood como uma animação ao lado da atriz Jennifer Garner.

Walt Disney com sua criação, o Mickey Mouse

Nenhum comentário:

Postar um comentário