"Uma vaga noção de tudo, e um conhecimento de nada."
Charles Dickens (1812 - 1870) - Escritor Inglês

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

O Peso do Pássaro Morto,de Aline Bei

O Peso do 
Pássaro Morto

Aline Bei

Editora Nós 
168 páginas - 2017

"Quantas perdas cabem na vida de uma mulher?
[Trecho inicial da orelha do livro]




Muito bom este livro de estreia de Aline Bei. "O Peso do Pássaro Morto", um livro com uma densa, original, poética e bela narrativa.  A autora traz a história de uma mulher, dos 8 aos 52 anos, da sonhadora criança até a solitária adulta; suas dores, angústia, renúncias, mas principalmente, sobre as perdas em sua vida. Perdas essas que vem desde cedo e a acompanha até a fase adulta. Tudo revelado neste emocionante e impressionante relato da vida desta mulher. 

Aline foi excepcional na voz da personagem, uma observadora perspicaz e sensível em seu processo de amadurecimento, conforme o tempo vai passando e a impactando em sua vida. Este romance é sobre a solidão, a força e a visão de mundo de uma mulher na atualidade.  

Portanto um livro muito bem escrito, desenvolvido e merecidamente ganhador do Prêmio São Paulo de Literatura de 2018. 

"No livro, são abordados temas delicados e muito debatidos nos últimos tempos como estupro, gravidez na adolescência, machismo, o papel da mulher na sociedade e também questões subjetivas que tratam da situação psicológica da personagem, suas escolhas ao longo da vida e as consequências oriundas delas."

Trechos:
-"Na escola
em casa
na cozinha
perguntei pra minha mãe:

– o que é morrer?

ela estava fritando bife pro almoço.

o bife
é morrer, porque morrer é não poder mais escolher o que farão com a sua carne.
quando estamos vivos, muitas vezes também não escolhemos, mas tentamos.


almoçamos a morte e foi calado.
enquanto minha mãe lavava louça fui até a casa do seu luís às escondidas, mas não exatamente
acho que minha mãe ouviu
a porta batendo e que era eu
saindo com os meus 8 anos atravessando a rua olhando
pros 2 lados que meu pai me ensinou Cuidado
e batendo na casa do seu luís
pra perguntar. minha mãe deixou eu ir, deve ser
porque morreu uma menina de oito anos e isso
transformou ter a minha idade em ser adulta.” - p. 21


*

- " dirigir pra longe com janela aberta é uma espécie
de voo
apesar das rodas, apesar do
chão
eu estava precisando de um pouco de estrada,
há anos que eu não dirigia,
não quis ônibus de novo e mais uma vez, fiz
questão do carro
alugado
me levando pra onde minha cabeça estava
no lucas quase um
homem que me disse por telefone:

- ouro preto parece uma cidade de praia sem mar." - p. 87

A autora:

Aline Bei nasceu em São Paulo, em 1987. É formada em Letras
pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e em Artes
Cênicas pelo Teatro Escola Célia-Helena. É editora e colunista
do site cultural Oitava Arte. “O peso do pássaro morto” é o seu
primeiro livro.

Gostei muito do livro. Recomendo a leitura.

 O peso do pássaro é pesado, muitas mulheres sentem esta realidade,
 este peso. Muitas se encontrarão e se identificarão com este livro.

Fica a dica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário