"Uma vaga noção de tudo, e um conhecimento de nada."
Charles Dickens (1812 - 1870) - Escritor Inglês

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Poesia a Qualquer Hora (06) - Augusto dos Anjos

Psicologia de um vencido

Eu, filho do carbono e do amoníaco,
Monstro de escuridão e rutilância,
Sofro, desde a epigênesis da infância,
A influência má dos signos do zodíaco.

Profundíssimamente hipocondríaco,
Este ambiente me causa repugnância...
Sobe-me à boca uma ânsia análoga à ânsia
Que se escapa da boca de um cardíaco.

Já o verme — este operário das ruínas —
Que o sangue podre das carnificinas
Come, e à vida em geral declara guerra,

Anda a espreitar meus olhos para roê-los,
E há-de deixar-me apenas os cabelos,
Na frialdade inorgânica da terra!

Augusto dos Anjos

"Psicologia de um vencido" foi publicado no livro Eu

O autor faz parte do simbolismo. Neste soneto, ele usa símbolos e
metáforas, numa linguagem científica, descrevendo o fascínio pela morte.
A obra de Augusto dos Anjos retrata um mundo que se desagrega,
em contraposição a um outro, que surge das ruínas, com uma visão
peculiar do mundo, com excelentes e preciosas rimas.
Um autor bem original, de uma morbidez poética.

[Saiba +]

Nenhum comentário:

Postar um comentário