"Uma vaga noção de tudo, e um conhecimento de nada."
Charles Dickens (1812 - 1870) - Escritor Inglês

terça-feira, 23 de setembro de 2014

O Silêncio das Montanhas

O Silêncio das 
Montanhas

Khaled Hosseini

Tradução de: Claudio Carina

Ano: 2013 - Páginas: 352
Editora: Globo Livros


Os protagonistas deste romance, Pari e Abdullah são dois irmãos, órfãos de mãe, eles moram numa pequena aldeia no Afeganistão, chamada Shaghbad. Há uma forte ligação entre eles. São criados pelo pai Sabbor e sua madrasta Parwana. No começo do livro o pai dos dois, conta a eles uma história, que envolve separações de irmãos por parte de entes fantásticos, que chegam nas aldeias e levam embora algumas destas crianças, e, isto servirá de mote para a história principal do livro. Assim como na fábula, que abre o livro, Pari e Abdullah são separados, ainda crianças. E isso marcará o destino deles e de vários personagens do livro. O autor, narra outras histórias paralelas, em nove capítulos, cada um, narrado por um personagem diferente. E, cada uma destas histórias tem relação com os irmãos e sua família, histórias essas, interligadas, que passam por seis décadas e quatro países, Afeganistão, França, Estados Unidos e Grécia. E as melhores histórias são sobre o tio das duas crianças, Nabi, irmão de sua mãe - que tem participação fundamental na trama.

É um enredo triste, de inocências perdidas e sobre vidas partidas. Uma trama de amor, traição e relações familiares, e, que a escolha de cada um, reflete e influencia outras gerações. Triste, mas uma bela história e uma ótima narrativa, comovente, emocionante e dramática. Hosseini sabe como contar uma boa história, com personagens bem reais, complexos, bem criados e estruturados, que nos fazem acompanhar cada trecho, com muita emoção.

O livro é muito bom, mas, os dois livros anteriores de Hosseini, “O Caçador de Pipas” e “Cidade do Sol”, são bem melhores. 

Trechos:
“Uma história é como um trem em movimento: não importa onde embarquemos, cedo ou
tarde estaremos fadados a chegar ao nosso destino” – pág.: 72

“Já vivi muito tempo, sr. Markos, e uma coisa que aprendi é que vale a pena ter certo grau de humildade e caridade quando se julga o funcionamento interno do coração de outra pessoa.” - Pág.: 100

“A beleza é uma dádiva imensa e imerecida, distribuída aleatória e estupidamente.”
Pág.: 284

“Mas o tempo é como um encantamento. A gente nunca tem quanto imagina.” – pág.: 331

Na contracapa do livro:
Autor dos Best-sellers O Caçador de Pipas e A Cidade do Sol, que já venderam mais de 4 milhões de exemplares no Brasil. Khaled Hosseini mostra em O Silêncio das Montanhas por que é considerado um exímio contador de histórias. Uma característica enaltecida pela imprensa mundial:

“Khaled Hosseini é um talentoso contador de histórias. Ele não tem medo de tocar o seu coração.”
--- The Times

“Hosseini tem um dom raro, um jeito ‘dickensiano’ para contar histórias. Ele se supera ao escrever romances épicos com suspense e maravilhosos personagens.”
--- Daily Telegraph

“Hosseini tem o mágico poder de escrever livros que emocionam.”
--- Financial Times

“Os livros de Hosseini fazem nosso coração sofrer, nosso estômago revirar e nossas emoções dispararem.”
--- USA Today

O autor:
Khaled Hosseini nasceu em Cabul no dia 4 de março de 1965. É filho de uma professora e um diplomata. Seus 3 livros: “O Caçador de Pipas”, que foi adaptado para o cinema, “A Cidade do Sol” e “ O Silêncio das Montanhas”.

Fica a dica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário