"Uma vaga noção de tudo, e um conhecimento de nada."
Charles Dickens (1812 - 1870) - Escritor Inglês

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Hoje, 30 anos da eleição de Tancredo Neves e o fim da ditadura militar

Há 30 anos Tancredo Neves foi eleito de forma indireta o primeiro presidente na redemocratização do país. Antes dessa eleição, houve a votação da emenda Dante de Oliveira, que previa eleição direta para presidente da República, mas acabou rejeitada no Congresso, em abril de 1984. Tancredo se lançou candidato pelo PMDB, que era oposição na época. O colégio eleitoral era composto em maioria por deputados e senadores governistas. Ele participou da campanha das "Diretas Já", que resultou nos comícios de mais de 1 milhão de pessoas no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Tancredo Neves era um político experiente, considerado um mestre na articulação política. Mineiro de São João Del Rey, foi vereador, deputado estadual e federal, ministro da Justiça do governo de Getúlio Vargas, primeiro-ministro no governo parlamentarista de João Goulart, senador e governador, eleito pelo voto direto em 1982.

Duas chapas estavam na disputa à sucessão do então presidente João Figueiredo: de um lado a Aliança Democrática com Tancredo Neves, de outro, o PDS de Paulo Maluf. José Sarney, vice de Tancredo abandonou o PDS para liderar uma dissidência numerosa de parlamentares, suficiente para assegurar a vitória, com 480 votos a favor contra 180, com dezessete abstenções. A articulação que elegeu Tancredo e Sarney foi considerada como uma das mais complexas e bem-sucedidas na história política do país.

A vitória de Tancredo Neves nessa eleição marcou o fim do regime autoritário que estava no poder há 21 anos. Foi a última eleição indireta no Brasil, dando início a um novo ciclo na história do país.

|°> Fonte: EBC >>>

Nenhum comentário:

Postar um comentário