"Uma vaga noção de tudo, e um conhecimento de nada."
Charles Dickens (1812 - 1870) - Escritor Inglês

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Texto para Reflexão: Súplica da Árvore

O Dia da Árvore é comemorado em 
21 de setembro e foi instituído no Brasil 
pelo presidente Castelo Branco. Ele sancionou um
 decreto-lei em 24 de fevereiro de 1965.

Súplica da Árvore

"Tu, que passas e levantas contra mim o teu braço,

antes de fazer-me o mal, olha-me bem.

Eu sou o calor do teu lar nas noites frias de inverno.

Eu sou a sombra amiga que te protege contra o sol de dezembro.

Meus frutos saciam tua fome e acalmam tua sede.

Eu sou a viga que suporta o teto de tua casa, e a cama em que descansas.

Sou o cabo das tuas ferramentas, a porta de tua casa.

Quando nasces, tenho a madeira para o teu berço, quando morres,
em forma de ataúde, ainda te acompanho ao seio da terra.

Sou ramo de bondade e flor de beleza.

Se me amas como mereço, defende-me contra os insensatos."


(Texto fundido em bronze encontrado sobre o portal do
 Pavilhão Iugoslavo na Exposição Internacional de Paris, 
em 1937. Desconhecem-se os nomes do autor e do tradutor.)

Um comentário:

  1. A Autora se chama Ruth Thomaz Gomes, minha avó.
    Thales Agliardi
    t.agliardi@gmail.com

    ResponderExcluir