"Uma vaga noção de tudo, e um conhecimento de nada."
Charles Dickens (1812 - 1870) - Escritor Inglês

sexta-feira, 26 de maio de 2017

50 anos do lançamento de "Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band" dos Beatles


Um dos mais emblemáticos álbuns da história do rock (e da música) faz 50 anos. No dia 26 de maio de 1967, chegava às lojas do Reino Unido o disco Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, dos Beatles.

Gravado no lendário estúdio Abbey Road, em Londres, o disco produziu algumas das faixas mais populares já lançadas pelos Beatles, como “With a Little Help from My Friends”, “Lucy in the Sky with Diamonds”, “A Day in the Life”, “When I’m Sixty-Four”, “Getting Better” e a própria faixa-título. Ainda, a capa de Sgt. Pepper’s tornou-se uma das mais famosas na história da música.

Oitavo álbum da banda, o disco foi produzido entre os dias 6 de dezembro de 1966 e 21 de abril de 1967, na sala 2 dos estúdios Abbey Road, a cargo do renomado produtor George Martin, que ficou conhecido como o “5º Beatle”.

Era agosto de 1966 quando os Beatles resolveram tirar férias para recarregar as baterias. Após três meses, quando retomaram os trabalhos, começaram as reuniões para definir o sucessor de Revolver. Depois de gravar “Strawberry Fields Forever” e “Penny Lane” (duas canções ligadas à infância dos membros da banda) e pressionados pela gravadora EMI, optaram por lançar as músicas em um single, deixando-as de fora do álbum.


Em fevereiro de 1967, após a gravação da faixa-título, Paul McCartney sugeriu que lançassem um álbum completo com músicas da banda fictícia Sgt. Pepper’s. Eles optaram por não realizar turnês ou apresentações ao vivo com as músicas do disco. Esse foi o sinal para que pudessem partir para experimentações e buscassem uma qualidade sonora superior aos seus lançamentos anteriores.

A capa, que mostra a banda à frente de celebridades e figuras históricas, foi feita pelos artistas britânicos Peter Blake e Jann Haworth, baseada num esboço de Paul McCartney.

Pouco mais de um mês após o final das gravações, Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band chegou às lojas britânicas no dia 26 de maio de 1967, permanecendo no topo das paradas por 27 semanas. Nos Estados Unidos, o disco foi lançado no dia 01 de junho de 1967, permanecendo no topo por 15 semanas.

Considerado um dos primeiros discos conceituais da história, traz ainda influências de diversos estilos de música, incluindo circense, música clássica, vaudeville, música de vanguarda e indiana. A revista Rolling Stone o colocou no topo da lista dos 500 melhores álbuns de todos os tempos.

(º> Via: Mundo Bla >>>

Nenhum comentário:

Postar um comentário