"Uma vaga noção de tudo, e um conhecimento de nada."
Charles Dickens (1812 - 1870) - Escritor Inglês

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Tese x Antítese x Paradoxo

 Tese é um assunto, um tema, uma proposição que se apresenta para ser discutida e defendida por alguém, com base em determinadas hipóteses ou pressupostos; Antítese é uma figura de linguagem que apresenta palavras de sentido opostos; Paradoxo é uma proposição ou argumento que contraria os princípios básicos e gerais que costumam orientar o pensamento humano
Tese
Tese é um assunto, um tema, um objeto. É uma proposição que se apresenta para ser discutida e defendida por alguém, com base em determinadas hipóteses ou pressupostos. Do grego “thesis” que significa “proposição”.

A expressão “em tese” significa “de modo geral”, “de acordo com o que se supõe”, “em princípio”, “em teoria”.

Tese de doutorado
Tese de doutorado é um trabalho acadêmico formulado nas escolas superiores para ser defendido em público, para um grupo de doutores, como condição para obtenção do título de doutorado.

A tese acadêmica é uma abordagem de um único tema, resultado de pesquisa na área em que se situa, elaborada seguindo metodologia específica.

A pesquisa para a tese acadêmica pode ser teórica, de campo, documental, experimental, histórica ou filosófica. Deve colocar e solucionar um problema demonstrando hipóteses formuladas em evidências de fatos sempre obedecendo a um raciocínio lógico.

A tese de doutorado deve apresentar um progresso para a área científica em que está situada. “Tese” é a publicação de trabalho acadêmico.

Antítese
Antítese é uma figura de linguagem caracterizada pela apresentação de palavras de sentidos opostos.

A palavra antítese tem origem no termo grego antithesis, que significa resistência ou oposição. Por esse motivo, a antítese (que também é uma figura de pensamento) consiste na contraposição de conceitos, palavras ou objetos distintos.

A antítese é usada no âmbito da literatura mas também das artes plásticas. Esta figura de linguagem é mais comum em línguas como latim e grego, onde a aglutinação de palavras ajuda na comparação de características, fazendo sobressair a realidade.

Durante o Renascimento, nas artes plásticas era preponderante a lei da simetria, que evoluiu para a dinâmica do contraste do Barroco. A utilização do contraste impetuoso da luz e da sombra é conhecido como um processo antitético.

A utilização de duas palavras opostas na mesma frase é conhecida como antítese, como podemos verificar nos seguinte exemplos: "Viver e morrer são as coisas mais naturais do mundo". / "A alegria e a tristeza fazem parte do meu trabalho".


Paradoxo
Paradoxo é o oposto do que alguém pensa ser a verdade ou o contrário a uma opinião admitida como válida. Um paradoxo consiste em uma ideia incrível, contrária do que se espera. Também pode representar a ausência de nexo ou lógica.

Paradoxo vem do latim (paradoxum) e do grego (paradoxos). O prefixo “para” quer dizer contrário a, ou oposto de, e o sufixo “doxa” quer dizer opinião. O paradoxo muitas vezes depende de uma suposição da linguagem falada, visual ou matemática, porque modela a realidade descrita.

É portanto uma ideia lógica que transmite uma mensagem que contradiz a sua estrutura. O paradoxo expõe palavras que apesar de possuírem significados diferentes estão relacionados no mesmo texto, por exemplo "Quando mais damos, mais recebemos", "O riso é uma coisa séria", "O melhor improviso é aquele que é melhor preparado", "A sua escuridão iluminou a minha vida". / "A solidão é a minha melhor companhia".

A identificação de paradoxos tem auxiliado o progresso da ciência, matemática e da filosofia. Na filosofia, paradoxo é um termo consagrado pelos filósofos estoicos para designar o que é aparentemente contraditório, mas que, apesar de tudo, tem sentido.

Os paradoxos ditos verídicos produzem um resultado absurdo embora seja demonstrado como verdadeiro. Os paradoxos falsídicos mostram um resultado que parece falso como também é falsa a demonstração. - Todos os cavalos são da mesma cor. Num conjunto onde existe um único cavalo, todos os cavalos são da mesma cor.

Um paradoxo, que não é verídico nem falsídico pertence à classe da antinomia, que é uma declaração que chega a um resultado auto-contraditório, aplicando meios de raciocínio aceitáveis.

Antítese e paradoxo
Muitas pessoas confundem a antítese com o paradoxo, que são duas figuras de pensamento. A diferença é que enquanto a antítese revela palavras que têm sentidos opostos, o paradoxo indica uma contradição de ideias que se encontra em uma só frase ou pensamento. O paradoxo remete para uma contraposição mais profunda de certos conceitos, expressando ideias que são incompatíveis e por vezes inconcebíveis à compreensão intelectual.

(°> Fonte: Significados >>>

Nenhum comentário:

Postar um comentário