"Uma vaga noção de tudo, e um conhecimento de nada."
Charles Dickens (1812 - 1870) - Escritor Inglês

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Implantação do Polo Aeroespacial de Tupaciguara

O Governo de Minas avança nas discussões do Complexo Aeronáutico.

A vocação de Minas para o setor aeroespacial será fortalecida. Em reunião nessa terça-feira (26), em Belo Horizonte, autoridades municipais, estaduais e federais, avaliaram estudo de ordenação territorial e a estrutura de capacitação necessárias para discutir o formato para consolidação do Complexo Aeronáutico do Estado de Minas Gerais. O objetivo foi alinhar todas as ações que existem no estado, como a implantação do Polo Aeroespacial de Tupaciguara, núcleos de formação profissional e estrutura de apoio logístico, promovidos pelo governo, empresas e instituições de ensino.
 
Segundo o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, será priorizada uma visão estratégica que estabelecerá nova vocação para Minas Gerais, potencializando pesquisa, conhecimento e produção na área aeroespacial. “Vamos transformar o que é a ideia do complexo aeronáutico em quatro polos em Minas Gerais, envolvendo as regiões no entorno dos municípios de Itajubá, Goianá, Lagoa Santa e Tupaciguara”, informou Rodrigues.
 
No Polo Aeroespacial de Tupaciguara, serão implantadas unidades da Axis Aeroespacial Ltda e uma unidade do Instituto de Estudos Avançados (IEAv), comandado pela Aeronáutica, que desenvolverá pesquisas e experimentos na área de propulsão a laser de veículos aeroespaciais hipersônicos. O Polo será ancorado na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que vai construir um campus no município para oferecer curso de aeronáutica. A indústria de aeronaves de aviação civil será liderada pela Axis, começando pela aeronave Tupã.
 
 
Veja texto na íntegra.
 

Um comentário:

  1. junior: Tupaciguara tornará umas das principais cidades depois desse polo aeroespacial, não tem como mais retroceder o futuro chegou em Tupaciguara.

    ResponderExcluir