"Uma vaga noção de tudo, e um conhecimento de nada."
Charles Dickens (1812 - 1870) - Escritor Inglês

domingo, 29 de janeiro de 2012

Sutilezas Literárias # 002 - Fiódor Dostoiévski

...
"Julgam que eu me ponho assim porque eles mentem? Tolice! Eu
 gosto que eles mintam! A mentira é o único privilégio do
homem sobretodos os outros animais. Vai mentindo...
que depois hás de atingir a verdade! É precisamente por ser
homem que eu minto.
Nem uma só verdade poderia alcançar se antes não mentisse
 catorze vezes, e até cento e catorze vezes, o que representa
 uma honra sui generis; simplesmente, nós nem sequer sabemos
 mentir com inteligência! Tu me mentes, mas mentes-me de
uma maneira especial, e eu ainda por cima te dou um
abraço. Mentir com graça, de uma maneira pessoal, é quase melhor
que dizer a verdade à maneira de toda a gente; no primeiro
caso é-se um homem e, no segundo, não se é mais
do que um papagaio! A verdade não anda depressa, mas, à vida,
podemos fazê-la correr; há exemplos disso."
...
Fiódor Dostoiévski, em Crime e Castigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário