"Uma vaga noção de tudo, e um conhecimento de nada."
Charles Dickens (1812 - 1870) - Escritor Inglês

domingo, 25 de março de 2012

Sutilezas Literárias # 006 - Machado de Assis

"Marcela amou-me durante quinze meses e onze contos de réis;
 nada menos. Meu pai, logo que teve aragem dos onze contos,
sobressaltou-se deveras; achou que o caso excedia as raias de
 um capricho juvenil.
- Desta vez, disse ele, vais para a Europa; vais cursar uma
Universidade, provavelmente Coimbra; quero-te para homem
sério e não para arruador e gatuno. E como eu fizesse um gesto
de espanto: - Gatuno, sim senhor; não é outra coisa um filho
 que me faz isto...
Sacou da algibeira os meus títulos de dívida, já resgatados por
ele, e sacudiu-mos na cara. - Vês, peralta? é assim que um
moço deve zelar o nome dos seus? Pensas que eu e meus avós
ganhamos o dinheiro em casas de jogo ou a vadiar pelas ruas?
Pelintra! Desta vez ou tomas juízo, ou ficas sem coisa nenhuma.
Estava furioso, mas de um furor temperado e curto. Eu ouvi-o
calado, e nada! opus à ordem da viagem, como de outras vezes
 fizera; ruminava a idéia de levar Marcela comigo.
 Fui ter com ela; expus-lhe a crise e fiz-lhe a proposta. Marcela
ouviu-me com os olhos no ar, sem responder logo; como insistisse,
disse-me que ficava, que não podia ir para a Europa.
- Porque não?
- Não posso, disse ela com ar dolonte; não posso ir respirar aqueles

ares, enquanto me lembrar de meu pobre pai, morto por Napoleão . . ."
 
Machado de Assis, em Memórias Póstumas de Brás Cubas,
Capítulo 17 - Do Trápézio e Outras Coisas. )

Nenhum comentário:

Postar um comentário