"Uma vaga noção de tudo, e um conhecimento de nada."
Charles Dickens (1812 - 1870) - Escritor Inglês

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Sutilezas Literárias # 023 - Ariano Suassuna

(...)
CHICÓ
" Mandaram avisar para o senhor não sair, porque vem uma
pessoa aqui trazer um cachorro que está se ultimando para o
senhor benzer.

PADRE
Para eu benzer?

CHICÓ
Sim.

PADRE, com desprezo
Um cachorro?

CHICÓ
Sim.

PADRE
Que maluquice! Que besteira!

JOÃO GRILO
Cansei de dizer a ele que o senhor benzia. Benze porque benze,
vim com ele.

PADRE
Não benzo de jeito nenhum.

CHICÓ
Mas padre, não vejo nada de mal em se benzer o bicho.

JOÃO GRILO
No dia em que chegou o motor novo do major Antônio Morais o
senhor não o benzeu?

PADRE
Motor é diferente, é uma coisa que todo mundo benze. Cachorro
é que eu nunca ouvi falar.

CHICÓ
Eu acho cachorro uma coisa muito melhor do que motor.

PADRE
É, mas quem vai ficar engraçado sou eu, benzendo o cachorro.
Benzer motor é fácil,
todo mundo faz isso, mas benzer cachorro?

JOÃO GRILO
É, Chicó, o padre tem razão. Quem vai ficar engraçado é ele e
uma coisa é o motor do major Antônio Morais e outra benzer o
cachorro do major Antônio Morais.

PADRE, mão em concha no ouvido
Como?

JOÃO GRILO
Eu disse que uma coisa era o motor e outra o cachorro do major
Antônio Morais.

PADRE
E o dono do cachorro de quem vocês estão falando é 
Antônio Morais?

JOÃO GRILO
É. Eu não queria vir, com medo de que o senhor se zangasse,
mas o major é rico e poderoso e eu trabalho na mina dele. 
Com medo de perder meu emprego, fui forçado a
obedecer, mas disse a Chicó: o padre vai se zangar.

PADRE, desfazendo-se em sorrisos
Zangar nada, João! Quem é um ministro de Deus para ter direito
de se zangar? Falei por falar, mas também vocês não tinham dito
de quem era o cachorro!

JOÃO GRILO, cortante
Quer dizer que benze, não é?

PADRE, a Chicó.
Você o que é que acha?

CHICÓ
Eu não acho nada de mais.

PADRE
Nem eu. Não vejo mal nenhum em abençoar as
 criaturas de Deus.

JOÃO GRILO
Então fica tudo na paz do Senhor, com cachorro benzido
 e todo mundo satisfeito.

PADRE
Digam ao major que venha. Eu estou esperando.
Entra na igreja.

CHICÓ
Que invenção foi essa de dizer que o cachorro era do major
Antônio Morais?

JOÃO GRILO
Era o único jeito de o padre prometer que benzia. Tem medo da
riqueza do major que se péla. Não viu a diferença? Antes era
“Que maluquice, que besteira!”, agora “Não vejo mal nenhum
em se abençoar as criaturas de Deus!”. (...)

Ariano Suassuna, em, O Auto da Compadecida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário