"Uma vaga noção de tudo, e um conhecimento de nada."
Charles Dickens (1812 - 1870) - Escritor Inglês

terça-feira, 19 de abril de 2016

Vencedores do Prêmio Pulitzer 2016; Brasileiro vence na categoria fotografia

Foram anunciados nesta segunda-feira (18/04), os vencedores do Prêmio Pulitzer, o prêmio atribuído anualmente a trabalhos feitos nas áreas do jornalismo, literatura e música, publicados nos Estados Unidos da América. O anúncio foi feito por Mike Pride, administrador do Pulitzer, durante uma conferência de imprensa na Universidade de Columbia, instituição norte-americana que entrega todos os anos as distinções. 

A agência de notícias The Associated Press foi a grande vencedora do prêmio de “Serviço Público”, por uma série de reportagens que denunciaram a exploração e escravatura de milhares de pessoas que trabalham na indústria do peixe e marisco no sudeste asiático. Os trabalhos realizados pelos jornalistas da Associated Press levaram à libertação de quase dois mil escravos e a importantes reformas na indústria que é a principal fornecedora dos restaurantes e supermercados norte-americanos.

O prêmio de melhor “Reportagem de Investigação” foi para os jornalistas Leonora LaPeter Anton e Anthony Cormier, do Flórida Tampa Bay Times e Michael Braga, do Sarasota Herald-Tribune, por uma reportagem que expôs a escalada de violência e negligência nos hospitais psiquiátricos na Florida, onde os dois jornais estão sediados, e que mostrou as culpas das autoridades oficiais.

O jornal New York Times ganhou o prêmio de melhor “Reportagem Internacional”, pelo trabalho de Alissa J. Rubin sobre o abuso de que são alvo as mulheres no Afeganistão. O jornal norte-americano ganhou ainda na categoria de "Fotografia de última hora" por “Exodus”, um conjunto de imagens do brasileiro Mauricio Lima, Sergey Ponomarev, Tyler Hicks e Daniel Etter sobre a crise de refugiados na Europa. O galardão foi partilhado com Thompson Reuters.


Ainda na área do jornalismo, a revista The New Yorker arrecadou dois prêmios — a jornalista Emily Nussbaum ganhou na categoria de “Crítica” (televisiva) e Kathryn Schulz na de “Feature Writing”, com o artigo “The Really Big One”, sobre a possibilidade de um grande sismo abalar a zona norte do Pacífico.

Na literatura, o prêmio de “Ficção” foi para The Sympathizer, o primeiro romance do vietnamita Viet Thanh Nguyen. The Sympathizer é uma história de imigrantes, contada num tom “confessional por um ‘homem de duas cabeças’ — e dois países, o Vietname e os Estados Unidos da América”, salienta o site do Pulitzer Prize.

Na categoria de “História”, o grande vencedor foi T.J. Stiles, com o livro Custer’s Trials: A Life on the Frontier of a New America, um relato rico e surpreendente da vida de George Armstrong Custer, o famoso soldado da Guerra Civil norte-americana. 

Já o galardão de melhor “Biografia” foi para Barbarian Days: A Surfing Life, de William Finnegan.

O prêmio de “Poesia” foi para Ozone Journal, do norte-americano de origem armênia Peter Balakian.

 Na “Música”, o galardão foi para o álbum In for a Penny, In for a Pound, do compositor e saxofonista Henry Threadgill.

Na categoria de “Teatro”, o prêmio foi atribuído, sem grandes surpresas, a peça Hamilton. Da autoria de Lin-Manuel Miranda, um norte-americano de origem porto-riquenha, o musical conta a história dos fundados dos Estados Unidos da América, de uma forma divertida e atual.

Os vencedores:
Jornalismo:
Serviço Público — The Associated Press
Reportagem de Última Hora — The Los Angeles Times
Reportagem de Investigação — Leonora LaPeter Anton e Anthony Cormier, do The Tampa Bay Times, e Michael Braga, do The Sarasota Herald-Tribune
Reportagem Explicativa — T. Christian Miller, do ProPublica, e Ken Armstrong, do The Marshall Project
Reportagem Local — Michael LaForgia, Cara Fitzpatrick e Lisa Gartner, do The Tampa Bay Times
Reportagem Nacional — The Washington Post
Reportagem Internacional — Alissa J. Rubin, do The New York Times
Feature Writing — Kathryn Schulz, do The New Yorker
Comentário — Farah Stockman, do The Boston Globe
Crítica — Emily Nussbaum, do The New Yorker
Editorial — John Hackworth
Cartoon — Jack Ohman, do The Sacramento Bee
Fotografia de Última Hora — Tyler Hicks, Mauricio Lima, Sergey Ponomarev e Daniel Etter, do The New York Times, e Thomson Reuters
Fotografia — Jessica Rinaldi, do The Boston Globe

Literatura e música:
Ficção — The Sympathizer, de Viet Thanh Nguyen
Teatro — Hamilton, de Lin-Manuel Miranda
História — Custer’s Trials: A Life on the Frontier of a New America, de T.J. Stiles
Biografia — Barbarian Days: A Surfing Life, de William Finnegan
Poesia — Ozone Journal, de Peter Balakian
Não-ficção — Black Flags: The Rise of ISIS, de Joby Warrick
Música — In for a Penny, In for a Pound, de Henry Threadgill

(º> Fonte: Observador >>>

Nenhum comentário:

Postar um comentário