"Uma vaga noção de tudo, e um conhecimento de nada."
Charles Dickens (1812 - 1870) - Escritor Inglês

domingo, 11 de setembro de 2016

11 Livros Sobre o 11 de Setembro

Hoje 11/09/2016, 15 anos do Ataque Terrorista aos EUA.

Uma seleção de 11 livros que  investigam as motivações do
 terrorismo islâmico, sobre os atentados de 11 de setembro e
esclarecem seus desdobramentos e consequências.


1 - Plano de Ataque - A História dos Vôos de 11 de Setembro, 
 de Ivan Sant’anna
Piloto amador e fascinado por aviões, o escritor Ivan Sant'anna resolveu dedicar três anos de sua vida para pesquisar minuciosamente tudo o que aconteceu nos vôos de 11 de setembro. As histórias por trás dessa história - eis o que o livro 'Plano de Ataque' revela. Ivan mostra a trajetória dos homens que planejaram o atentado e daqueles que seqüestraram os quatro aviões - reconstituindo episódios ainda pouco conhecidos do drama humano dos terroristas e também das suas vítimas.

2 – 11 de Setembro, de Noam Chomsky
Chomsky é um linguista, filósofo e ativista político norte-americano. O livro 11 de setembro reúne uma série de entrevistas concedidas por Noam Chomsky a jornalistas estrangeiros, no período de um mês que se seguiu aos atentados ao World Trade Center em Nova York, e ao Pentágono em Washington. Neste livro, Chomsky nos revela, com espantosa clareza, todo o pano de fundo que -- se não é o motivo -- pode ao menos ser uma das causas da tragédia do fatídico 11 de setembro.

3 - O Vulto das Torres - A Al-Qaeda e o 
Caminho até o 11/9, de Lawrence Wright 
Quando achávamos que o fim da Guerra Fria marcava o 'fim da história' e a humanidade enfim viveria em paz, o atentado terrorista de 11/9 - o maior de todos os tempos - mergulhava o mundo em perplexidade. De repente, tomamos conhecimento de entidades e personagens até então desconhecidos - a Al-Qaeda, Osama bin Laden, os campos de treinamento de terroristas no Afeganistão. Mas o que é a Al-Qaeda? Como surgiu? Aonde pretende chegar? Qual é sua ideologia? Qual o papel dos serviços de inteligência americanos no caso? São estas perguntas que Lawrence Wright, por meio de um trabalho de jornalismo investigativo, procura esclarecer neste livro.

4 - Terror Global, de Demétrio Magnoli
'Terror global' aborda desde os primórdios do terrorismo até a atualidade, os grupos mais atuantes no mundo, a questão religiosa e política, os países envolvidos e os dados históricos mais marcantes. Em "Terror Global", Demétrio Magnoli faz um exame franco e corajoso do significado dos atentados de 11 de Setembro e investiga o terrorismo global liderado pela Al Qaeda de Osama Bin Laden.


5 - Al-Qaeda e o que Significa ser Moderno, de John Gray
Os guerreiros suicidas que atacaram Washington e Nova York em 11 de setembro de 2001 fizeram mais do que matar milhares de civis e demolir o World Trade Center. Eles destruíram o mito dominador do Ocidente. As sociedades ocidentais são dominadas pela crença de que a modernidade é uma condição única, por toda a parte a mesma e sempre benigna. John Gray analisa esta linha-mestra do pensamento convencional dos últimos 150 anos. Em 'Al-Qaeda e o que significa ser moderno', o autor desenvolve uma idéia sobre o que significa ser moderno e a divide em oito seções. O livro engloba desde a análise dos mitos de dominação, das raízes filosóficas e da organização da Al-Qaeda até a ascensão das novas operações de guerra. Traz, ainda, uma breve história dos mercados livres globais, além do colapso dos Estados.

6 - Homem em Queda, de Don Delillo
Keith consegue sair com vida de uma das torres gêmeas atingidas pelos aviões pilotados por terroristas, no fatídico 11 de setembro de 2001. Em vez de voltar para o seu próprio apartamento, o atordoado Keith, coberto de poeira e sangue, e carregando uma pasta que não lhe pertence, bate à porta de sua ex-mulher, Lianne, com quem tem um filho pequeno. Keith tenta reconstruir sua vida, ao mesmo tempo que sai em busca do dono da misteriosa pasta. Lianne, por sua vez, trabalha como voluntária junto a pacientes com Alzheimer e cuida também de sua mãe, Nina, uma historiadora da arte aposentada. Esse punhado de personagens evolui num mundo onde não há mais o antes, e o depois é todo feito de incertezas e angústias com pouca chance de resolução.

7 - Terrorista, de John Updike
Neste livro, Updike traça um panorama da vida dos americanos comuns, com suas pequenas paixões e misérias, ao mesmo tempo em que apresenta um protagonista - um adolescente filho de mãe irlandesa-americana e pai árabe - que se converte ao islã e pouco a pouco vai sendo atraído pelo mundo do terrorismo internacional. Com sua habitual ironia, Updike faz com que o jovem Ahmad se veja dividido entre dois mentores - Jack Levy, o orientador educacional de sua escola, um judeu nada religioso, que o aconselha a prosseguir os estudos e ingressar na faculdade; e o xeique Rashid, imã da mesquita freqüentada pelo rapaz, um religioso vinculado ao terrorismo internacional, que o alicia para um atentado suicida. Preocupado com o futuro de Ahmad, um dos melhores alunos da escola, Jack Levy acaba se envolvendo com a mãe dele. A trama amorosa é habilmente entretecida com a lenta preparação do atentado, e o romance culmina numa cena longa, de suspense irresistível, em que Ahmad e seu antigo orientador seguem rumo a um dos principais túneis de Nova York discutindo dentro de um caminhão que contém quatro toneladas de explosivos.


8 - Ocidentalismo: O Ocidente aos olhos de seus inimigos, 
de Ian Buruma e Avishai Margalit
Esta é uma obra fundamental para entender as raízes históricas do terrorismo internacional. Em alusão ao livro 'Orientalismo', escrito há mais de 25 anos pelo autor árabe-americano Edward Said, os professores Ian Buruma e Avishai Margalit analisam uma genealogia de idéias geradas e exaltadas pelos autoproclamados inimigos do Ocidente, um conjunto de estereótipos que os autores denominam 'ocidentalismo'. Engana-se, no entanto, quem acredita que tais preconceitos têm origem no mundo islâmico. Na Alemanha de Hitler ou na Rússia do século XIX, no Japão, na China ou no Oriente Médio do século XX, 'Ocidentalismo' apresenta uma corrente de valores do ódio à cultura ocidental, da Contra-Reforma na Europa aos atuais movimentos de extremistas religiosos, passando pelos nacionalismos autoritários no Ocidente e no Oriente. Ao demonstrar que a atual 'guerra santa' do radicalismo islâmico é parte da nossa própria história, os autores nos brindam com um ensaio indispensável para a compreensão do mundo que emergiu após os ataques de 11 de setembro, em que é cada vez mais freqüente a ocorrência de atentados terroristas, homens-bomba suicidas e violentos protestos.


9 - Extremamente alto & Incrivelmente perto, de Jonathan Safran Foer
A história mergulha na mente de uma criança para tentar entender sentimentos decorrentes de uma perda irreparável devido ao ataque terrorista às torres gêmeas em 11 de setembro. O garoto é Oskar Schell - desenhista de jóias, astrofísico, estudante de francês, tocador de pandeiro, ator Shakespeareano, pacifista e inventor de maravilhosas invenções fantásticas - que parte numa busca de anos para desvendar um mistério e encontrar a fechadura que uma chave, que ele encontrou num envelope no closet do pai, abre. Entremeadas na história, cartas que ilustram outra tragédia da história humana, ocorrida 56 anos antes: o bombardeio de Dresden na Segunda Guerra Mundial. Os dois momentos se unem de forma inesperada e harmoniosa na trama.

10 - O segundo avião, de Martin Amis
Martin Amis escreveu pela primeira vez sobre o 11 de Setembro num artigo para o Guardian que começava assim: “Foi o advento do segundo avião, a adejar já baixo por cima da Estátua da Liberdade: foi esse o momento decisivo.” Regressou ao tema regularmente com ensaios, críticas e dois contos notáveis: No Palácio do Fim e Os Últimos Dias de Muhammad Atta. Todos os textos estão agora reunidos neste volume - que inclui ainda um relato das viagens que fez com Tony Blair a Belfast, Washington, Bagdad e Basra – para assinalar os 10 anos do atentado terrorista que mudou o mundo.

11 - 11 de Setembro e Outras Mentiras que nos Contaram, 
de David Heylen Campos
Este livro oferece uma visão de conjunto das principais conspirações, em alguns casos tão grosseiramente tramadas que seu sucesso se explica somente como conseqüência da vulnerabilidade social do primeiro impacto. Esta façanha é especialmente notória no caso dos atentados contra as Torres Gêmeas de Nova Iorque e contra o Pentágono em Washington, em 11 de setembro de 2001. Neste caso, o desenrolar dos acontecimentos ao mais puro estilo de reality show provocaram tal comoção na opinião pública, que seus efeitos anestesiantes anularam qualquer possibilidade de se analisar friamente os acontecimentos até mesmo depois de transcorrido um tempo considerável. No entanto, algumas perguntas ainda precisam ser respondidas - Foi realmente lançado um avião contra o Pentágono? Foi mesmo produzida a linhagem de antráx no coração dos Estados Unidos? Os 19 terroristas tiveram a incrível precaução de passarem despercebidos pelas dezenas de sistemas de segurança do aeroporto, mas por que, então, deixaram evidências tão facilmente reconhecíveis? Bush tinha recebido algum tipo de informação sobre o que iria acontecer? O 11 de Setembro e outros fatos que marcaram a humanidade como o assassinato do presidente norte-americano John Kennedy, a explosão do dirigível alemão Hindenburg em 1937, o atentado de Oklahoma, o fim trágico de Martin Luther King, o atentado de 11 de Março em Madri, casos de OVNIS e a exploração espacial de Marte são examinados sobre uma nova ótica nesta Obra que não se apega a versão oficial do fato, mas investiga os acontecimentos e traz conclusões que, no mínimo, fazem desconfiar que possamos ter sido enganados...

[Fontes das Sinopses:]
O Livreiro - livros 1,2,3,4,5,6,7,8 e 11.
Omelete - livro 9.
Almedina - livro 10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário