"Uma vaga noção de tudo, e um conhecimento de nada."
Charles Dickens (1812 - 1870) - Escritor Inglês

domingo, 30 de outubro de 2016

Republicano x Democrata



 Partido Republicano 


O partido foi fundado em 1854 por abolicionistas. Desde então tiveram 18 presidentes, o primeiro sendo Abraham Lincoln e o último George W. Bush. Os republicanos são bem conservadores, eles dividem o partido em alas, são elas:
  • Direita Cristã – Não é a maior, mas consegue mobilizar uma grande parte de eleitores. São contra o aborto, casamento gay, eutanásia e pesquisa de célula-tronco.
  • Conservadores sociais – É bem parecida com a primeira, eles também defendem o direito da família, mas não são tão religiosos, mesmo assim são contra tudo que foi citado acima mais a liberação das drogas.
  • Conservadores fiscais – Eles defendem o direito a propriedade privada, a redução de impostos, a privatizações e ao porte legal de arma, também são contra o aborto e o casamento gay, são bem semelhantes aos conservadores sociais.
  • Neoconservadores – Essa ala defende a política intervencionista com ações militares em países que os interesses dos EUA estão ameaçados. Eram os maiores defensores da Guerra do Iraque.
  • Moderados – Uma ala que não se preocupa com questões religiosas, defendem a pena de morte, a legalização da maconha, a pesquisa de células-tronco e alguns programas sociais. Essa é a maior ala, mas tem perdido força ao longo do tempo.
  • Libertários – É bem diferente das outras alas, eles se opõem a gastos sociais, querem a redução de impostos e são favoráveis a privatização. Também defendem a liberdade individual.
  • Liberais – Uma das mais antigas alas do partido, tem bastante força no estado de Nova York, eles defendem os programas sociais, o aumento de alguns impostos, e toleram o casamento gay, aborto, controle de amas, entre outros, mas são contra a pena de morte, grande parte desses eleitores não são religiosos.
O simbolo dos republicanos é o elefante.

*
 Partido Democrata 

Fundado em 1828. O partido Democrata elegeu 15 presidentes, o primeiro democrata foi Andrew Jackson, e o último até então Barack Obama. O símbolo do partido democrata é um burro.

Desde o início eles adotam uma política centro-esquerda, eles defendem a economia mista, justiça social, e tem uma visão moderna do liberalismo que defende a igualdade social e econômica. Seus eleitores são na maioria trabalhadores, sindicatos, profissionais intelectuais como professores e jornalistas, religiosos e uma minoria étnica. Por ser mais liberais eles aceitam o casamento gay, que foi aprovada nesse ano de 2015.

*
De forma geral podemos dizer que a diferença entre os dois é que os democratas são mais liberais enquanto os republicanos são mais conservadores.

(º> Fonte: Curioso Mundo >>>

Nenhum comentário:

Postar um comentário