"Uma vaga noção de tudo, e um conhecimento de nada."
Charles Dickens (1812 - 1870) - Escritor Inglês

sábado, 25 de março de 2017

Horizonte Perdido

Horizonte Perdido
Lost Horizon - 1933

Autor : James Hilton
248 páginas

Tradução: Francisco Machado Vila 
e Leonel Vallandro

Editora Abril – Grandes Sucessos - 1980

Fugindo da guerra, um grupo de homens e mulheres é sequestrado para Shangri-Lá, aldeia encantada localizada num longínqua montanha no Tibete. Surge um mundo soberbo, paradisíaco, onde a dor, a velhice e a morte assumem novos significados. Uma civilização mística onde a vida caminha livre e tranquila em busca de um ideal de paz e sabedoria. [Texto da contracapa]



Horizonte Perdido, é um romance publicado em 1933, do autor britânico James Hilton. É uma história utópica, insólita e incomum. Quatro pessoas - Miss Roberta Brinklow, Henry Barnard, Hugh Conway e Charles Mallinson - vão parar numa aldeia denominada Shangri-Lá, - escondida nas montanhas do Tibete. De acesso quase impossível, lá se encontra um mosteiro, onde habitam pessoas que vivem em idades avançadas, inclusive o Lama Superior, que é quem comanda o lugar. Pressentindo sua morte ele escolhe um entre estes quatros, para ser o seu sucessor e novo líder do lugar misterioso. Lá as pessoas que vivem, partem da premissa do uso da moderação em tudo que fazem, sejam nas atitudes e nas atividades. Um refúgio para conhecer a você mesmo, buscando paz e tranquilidade para uma vida longa.

É este o ‘Horizonte Perdido’, Shangri-Lá, um lugar ideal, terra de saúde, felicidade e harmonia, onde reina a paz e a sabedoria.

Um ótimo livro de suspense, enigmático e filosófico.

O romance foi adaptado duas vezes para o cinema, em 1937 com direção de Frank Capra, e, em 1973, com direção de Charles Jarrott.


Trechos:

- “O principal artigo de fé é a moderação. Preconize a virtude de evitar excessos de toda sorte, incluindo, com perdão do paradoxo, o próprio excesso de virtude.” – págs: 83 e 84

- “... quem dedica culto aos heróis deve estar preparado para as desilusões.” – p. 174

O autor:
Nasceu em Leigh, Lancashire, Inglaterra, a 9 de setembro de 1900, e morreu em Long Beach, Califórnia, EUA, a 20 de dezembro de 1954. Escreveu romances e roteiros para o cinema. Outros livros: E Agora Adeus (1931), Adeus Mr. Chips (1934) e Aquele Dia Inesquecível (1945).

*
 Fica a Dica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário