Embora usados como sinônimos, os termos publicidade e propaganda, para alguns autores, não significam rigorosamente a mesma coisa embora sejam semelhantes na sua essência. Para alguns autores, publicidade significa o ato de vulgarizar, de tornar público uma mensagem comercial, enquanto a palavra propaganda, mais abrangente que publicidade, estaria relacionada à mensagem política e religiosa e compreende a ideia de implantar, de incluir uma crença na mente da massa.
Publicidade
Publicidade significa, genericamente, divulgar, tornar público um fato ou uma ideia. A palavra publicidade deriva do latim “publicus”, "público" em português.
Publicidade é uma técnica de comunicação em massa, cuja finalidade precípua é fornecer informações sobre produtos ou serviços com fins comerciais. É, sobretudo, um grande meio de comunicação com a massa, com o propósito de condicioná-la para o ato da compra.
A publicidade além de estimular a ação de compra, tem o propósito de dar maior identidade a um produto ou à empresa; torna os benefícios e vantagens do produto conhecidos e aumenta a convicção racional ou emocional do consumidor em relação ao produto.
Publicidade é um cartaz, uma imagem, um texto etc., com caráter publicitário.
Uma publicidade chega ao público alvo através de diversos veículos publicitários, que em geral dividem-se em: revistas, jornais, outdoor (cartazes, painéis), rádio, televisão, cinema, internet, publicidade direta (folhetos, catálogos, cartas, prospectos etc.) e mídia suplementar, que engloba todo o resto.
Propaganda
Propaganda é um conjunto de ações específicas e sistemáticas realizadas para dar conhecimento a algo ou alguém.
O termo deriva do latim propagare, que significa “reproduzir por meio de mergulhia”.
Ela é um dos meios de anunciar determinado assunto, com o objetivo de convencer ou influenciar a opinião do seu receptor, embora também possa estar ligada à junção de pessoas em prol de uma causa ou campanha.
A propaganda utiliza um conjunto de ações e estratégias combinadas com fins ideológicos, políticos, emocionais e instintivos para influenciar o seu receptor.
Os meios onde este conjunto pode ser utilizado são os comerciais, revistas, jornais, cartazes, entre outros.
Existe também um tipo de propaganda na qual o anunciante pode oferecer uma ideia parcial ou totalmente errada em relação à realidade do produto ou do serviço. Esta é uma propaganda enganosa, pois transmite a ideia ilusória das características do que se está anunciando, apenas com a finalidade de venda do mesmo.
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