"Uma vaga noção de tudo, e um conhecimento de nada."
Charles Dickens (1812 - 1870) - Escritor Inglês

quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Qual a ideologia de cada partido brasileiro

<><> Por Radamés Manosso

Não é piada. Alguns partidos brasileiros seguem uma ideologia, ao menos no discurso. Na hora de votar é preciso considerar o partido do candidato e a plataforma do partido. Essa prática não é comum no eleitorado brasileiro e, talvez, por isso seja difícil encontrar partidos orgânicos por aqui. Então vai uma tentativa de organizar os 35 partidos do Brasil segundo a ideologia que defendem nos seus estatutos e na imagem que procuram vender para a sociedade. É claro que entre o discurso e a prática vai uma longa distância, mas de qualquer forma prestar atenção nas ideias por trás das siglas é um começo.

Extrema esquerda
Defendem iniciativas socialistas radicais como estatização dos meios de produção e governo dos trabalhadores. Demonstram pouco apreço pela democracia e por eleições.

PCO – Partido da Causa Operária
PSTU – Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado

Comunistas 
Disputam a herança do Partido Comunista original e bebem na fonte do marxismo-leninismo da antiga União Soviética. O PCdoB é uma exceção, pois se adaptou às regras democráticas e elege candidatos para cargos em todos os níveis.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil
PCB – Partido Comunista Brasileiro

Socialistas 
Buscam a redução das desigualdades sociais e a defesa dos interesses dos trabalhadores e de minorias. Aceitam as regras democráticas e a economia de mercado, embora sejam intervencionistas e defensores do estado forte.

PT - Partido dos Trabalhadores
PSB - Partido Socialista Brasileiro
PPS - Partido Popular Socialista
PSOL - Partido Socialismo e Liberdade
PPL - Partido Pátria Livre

Trabalhistas 
Sua maior bandeira é a defesa dos direitos dos trabalhadores. Costumam contar com lideranças sindicais nas suas fileiras. Getúlio Vargas, criador da CLT e filiado ao PTB original é a maior figura histórica desse campo.

PDT - Partido Democrático Trabalhista
PTB - Partido Trabalhista Brasileiro
SD - Solidariedade
AVANTE - Anteriormente: Partido Trabalhista do Brasil
PRTB – Partido Renovador Trabalhista Brasileiro
PTC – Partido Trabalhista Cristão

Ambientalistas
Preocupados com questões ambientais, crescimento sustentável, tecnologias limpas e demais causas ambientais.

PV - Partido Verde
REDE - Rede Sustentabilidade
PEN - Partido Ecológico Nacional (em mudança para Patriotas)

Social democratas 
Almejam o estado do bem estar social que provê aos cidadãos serviços de qualidade nas áreas de saúde, educação, segurança, previdência, justiça, etc.

PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira
PSD - Partido Social Democrata

Conservadores
Defendem a austeridade na condução da política econômica, estímulo ao livre mercado, firmeza na política de segurança e a preservação de costumes.

MDB - Movimento Democrático Brasileiro
DEM - Democratas
PODE - Podemos
PP - Partido Progressista
PROS - Partido Republicano da Ordem Social

Liberais
Acreditam na livre iniciativa, no estado mínimo, no estímulo às empresas, na redução de impostos. Suas bandeiras são as do liberalismo econômico.

PR - Partido da República
PSL - Partido Social Liberal
NOVO – Partido Novo

Cristãos
Querem que o estado tenha vínculos com religiões cristãs, têm visão conservadora em costumes e economia.

PRB - Partido Republicano Brasileiro
PSC - Partido Social Cristão
PHS - Partido Humanista Social
PSDC – Partido Social Democrata Cristão

Nacionalistas
Contrários à influência estrangeira na economia e cultura do país, normalmente se opõe fortemente a ideologias de esquerda. Querem dar estímulos e prestígio para as forças de segurança No Brasil, não há partido registrado com esse perfil. Algumas figuras públicas como o deputado Jair Bolsonaro se aproximam dessa ideologia.

Extrema direita
Adeptos da segregação social, nutrem desprezo pela democracia, normalmente xenófobos propõe um modelo coletivista de sociedade. Não há partidos no Brasil que se declarem de extrema direita.

Outros três partidos não permitem identificar ligação a ideologia política relevante: 

PRP - Partido Republicano Progressista
PMN - Partido da Mobilização Nacional
PMB - Partido da Mulher Brasileira

A plataforma do partido diz uma coisa e seus políticos fazem justo o contrário. Até aí nenhuma novidade. O interessante é que a ambiguidade ideológica em alguns casos vai além do que a paciência do eleitor é capaz de tolerar. Alguns exemplos:

PSDC. O partido social democrata cristão deveria se decidir se vai para o lado da social democracia, tradicionalmente de centro esquerda ou para o lado cristão, normalmente conservador. Aguardando a explicação do Ey-Ey-Eymal, eterno candidato a presidente pelo partido.

PSL. Um partido que defende o liberalismo econômico com um toque social. Ah, tá.

Podemos. Este partido que era trabalhista agora se define como conservador, apesar do nome que lembra o esquerdista Podemos da Espanha.

PPL. O partido Pátria Livre se veste de verde e amarelo, é patriota no nome, mas se coloca à esquerda. Afinal, é nacionalista ou socialista?

PCdoB. Um partido que defendia o comunismo albanês, mas seus membros estão atolados nas piores práticas da política capitalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário