"Uma vaga noção de tudo, e um conhecimento de nada."
Charles Dickens (1812 - 1870) - Escritor Inglês

quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Epidemia x Pandemia x Endemia

Cada vez que são divulgados inúmeros casos de pessoas infectadas por uma mesma doença ou vírus é comum vir à cabeça a palavra epidemia. Já que são muitos doentes, esse seria o conceito de classificação aos olhos de boa parte da população.

A afirmação não está devidamente correta, uma vez que existem ainda os termos endemia e pandemia e cada um deles tem um significado diferente. 

É preciso, contudo, observar as circunstâncias para saber qual a diferença entre epidemia, endemia e pandemia. Confira, neste texto, o conceito de cada uma!

EPIDEMIA
Epidemia é quando um surto ocorre em várias regiões

Para saber o que é epidemia é preciso entender antes o significado de surto. Surto é quando ocorre o aumento brusco do volume de contaminados por uma determinada doença em uma região específica. Para afirmar tal situação, porém, o número de casos deve ser maior do que o esperado pelas autoridades de saúde.

Portanto, passa a ser considerada epidemia quando um surto ocorre em várias regiões. No município, é decretada epidemia se constatado que vários bairros apresentam a doença. Em nível estadual, quando diversas cidades têm o caso e, nacional, quando há registros em inúmeras regiões do país.

PANDEMIA
Pandemia abrange casos no mundo todo

Em termos de gravidade, a pandemia representa o pior cenário. Ela ocorre quando uma epidemia se dispersa por várias regiões do mundo. Um exemplo é a proporção de casos da gripe A (conhecida como gripe suína), em 2009.

O quadro gerou preocupação geral depois que a Organização Mundial da Saúde (OMS) constatou pessoas infectadas com a doença em todos os continentes. Embora esteja com números reduzidos no mundo, a Aids também é considerada uma pandemia.

ENDEMIA
Endemia está relacionada à frequência de casos

A endemia não tem a ver com quantidade. Ela recebe essa classificação quando uma doença aparece com muita frequência em um determinado lugar. As doenças endêmicas, inclusive, podem ser sazonais.

Doença que contabilizou vários casos no Brasil nos últimos meses, a febre amarela é considerada uma endemia da região Norte do Brasil.


Um comentário: