"Uma vaga noção de tudo, e um conhecimento de nada."
Charles Dickens (1812 - 1870) - Escritor Inglês

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

29 de fevereiro - Um dia a cada 4 anos

Hoje é um dia "extra", um dia à mais neste ano, que se repete a cada quatro anos, nos chamados anos bissextos. Cada volta da Terra em torno do Sol demora 365 dias e seis horas, essas 6 horas estras somadas dão 24 horas, ou seja, um dia. O dia "extra" é 29 de fevereiro, que aparece de 4 em 4 anos.
Foi o Papa Gregório XII, em 1582 quem criou  calendário que usamos na atualidade. Por isso chama-se Calendário Gregoriano. Baseado nessa volta que a Terra dá em torno do Sol, o calendário tem 365 dias nos anos comuns e 366 dias nos anos bissextos. Quando mudou o calendário, o Papa corrigiu um atraso entre as datas das festas religiosas e as estações do ano. Para isso, riscou 10 dias do calendário.
Em outubro de 1582, quem dormiu no dia 4, acordou no dia 15! [Saiba +]

O mais famoso ao nascer neste dia incomum, foi Gioachino Rossini, compositor erudito italiano que nasceu e 1792. Muito popular em seu tempo, ele criou 39 óperas, assim como diversos trabalhos para música sacra e música de câmara. Entre seus trabalhos mais conhecidos estão Il barbiere di Siviglia ("O Barbeiro de Sevilha"), La Cenerentola ("A Cinderela") e Guillaume Tell ("Guilherme Tell"). Fonte: Wikipedia.

'O Barbeiro de Sevilha' - Fígaro! Fígaro! Fígaro! Fígaro...!
O Google homenageia hoje, os 220 anos de nascimento de Rossini com este 'doodle':

Nenhum comentário:

Postar um comentário