"Uma vaga noção de tudo, e um conhecimento de nada."
Charles Dickens (1812 - 1870) - Escritor Inglês

terça-feira, 19 de junho de 2012

11 músicas de Chico Buarque


Abaixo, minhas 11 músicas preferidas do Chico Buarque.

Francisco Buarque de Hollanda, nasceu em 19 de junho de 1944, no Rio de Janeiro, filho do escritor e historiador Sérgio Buarque 

de Hollanda e da pintora e pianista Maria Amélia Cesário Alvim. 


Foi casadocom a atriz Marieta Severo por 33 anos, com quem teve 3 filhas: Sílvia, Helena e Luísa. Chico é compositor, cantor e 


escritor consagrado. Um dos maiores letristas do Brasil na atualidade. Compôs belas e grandiosas canções, músicas que fazem pensar... sobre as relações humanas, o amor, o protesto político-social, e faz compreender um pouco da história no Brasil à época da ditadura militar.

É o autor dos livros: Estorvo, Benjamin, Budapeste e Leite Derramado, 


*
1. Construção
Trechos:
“Amou daquela vez como se fosse a última
Beijou sua mulher como se fosse a última
E cada filho seu como se fosse o único
E atravessou a rua com seu passo tímido...”

“Comeu feijão com arroz como se fosse o máximo
Bebeu e soluçou como se fosse máquina
Dançou e gargalhou como se fosse o próximo
E tropeçou no céu como se ouvisse música...


2. Cálice
Trecho:
“Como beber dessa bebida amarga
Tragar a dor e engolir a labuta?
Mesmo calada a boca resta o peito
Silêncio na cidade não se escuta
De que me vale ser filho da santa?
Melhor seria ser filho da outra
Outra realidade menos morta
Tanta mentira, tanta força bruta.”

3. Cotidiano
Trecho:
“Todo dia ela diz que é pr'eu me cuidar
E essas coisas que diz toda mulher.
Diz que está me esperando pr'o jantar
E me beija com a boca de café.”

4. O Meu Guri
Trecho:
“Quando, seu moço
Nasceu meu rebento
Não era o momento
Dele rebentar
Já foi nascendo
Com cara de fome
E eu não tinha nem nome
Prá lhe dar
Como fui levando
Não sei lhe explicar
Fui assim levando
Ele a me levar
E na sua meninice
Ele um dia me disse
Que chegava lá
Olha aí! Olha aí!”

 5. O Que Será, o Que Será (A Flor da Terra)
O Que Será, o Que Será (A Flor da Pele)

Trechos:
O que será? Que Será?
Que vive nas idéias
Desses amantes
Que cantam os poetas
Mais delirantes
Que juram os profetas
Embriagados
Está na romaria
Dos mutilados
Está nas fantasias
Dos infelizes
Está no dia a dia
Das meretrizes
No plano dos bandidos
Dos desvalidos
Em todos os sentidos
Será, que será?...”
*
“O que será que me dá
Que me bole por dentro, será que me dá
Que brota à flor da pele, será que me dá
E que me sobe às faces e me faz corar
E que me salta aos olhos a me atraiçoar
E que me aperta o peito e me faz confessar
O que não tem mais jeito de dissimular
E que nem é direito ninguém recusar
E que me faz mendigo, me faz implorar
O que não tem medida, nem nunca terá
O que não tem remédio, nem nunca terá
O que não tem receita...”




6. Gente Humilde
Trecho:
“São casas simples
Com cadeiras na calçada
E na fachada
Escrito em cima que é um lar

Pela varanda
Flores tristes e baldias
Como a alegria
Que não tem onde encostar
E aí me dá uma tristeza
No meu peito
Feito um despeito
De eu não ter como lutar
E eu que não creio
Peço a Deus por minha gente
É gente humilde
Que vontade de chorar.”


7. Apesar de Você

Trecho:
“Hoje você é quem manda
Falou, tá falado
Não tem discussão, não
A minha gente hoje anda
Falando de lado e olhando pro chão

Viu?

Você que inventou esse Estado
Inventou de inventar
Toda escuridão
Você que inventou o pecado
Esqueceu-se de inventar o perdão.”


8. Vai Passar
Trecho:
“Vai passar nessa avenida um samba popular
Cada paralelepípedo da velha cidade essa noite vai se arrepiar
Ao lembrar que aqui passaram sambas imortais
Que aqui sangraram pelos nossos pés
Que aqui sambaram nossos ancestrais
Num tempo página infeliz da nossa história, 
passagem desbotada na memória 
Das nossas novas gerações 
Dormia a nossa pátria mãe tão distraída 
sem perceber que era subtraída 
Em tenebrosas transações...”

9.  A Banda
Trechos:
“Estava à toa na vida
O meu amor me chamou
Pra ver a banda passar 
Cantando coisas de amor 

A minha gente sofrida 
Despediu-se da dor 
Pra ver a banda passar 
Cantando coisas de amor...”

10. Pedro Pedreiro
Trecho:
“Pedro pedreiro penseiro esperando o trem
Manhã parece, carece de esperar também
Para o bem de quem tem bem de quem não tem vintém 
Pedro pedreiro fica assim pensando.”

11. Valsinha
Trecho:
"Um dia ele chegou tão diferente
Do seu jeito de sempre chegar
Olhou-a dum jeito muito mais quente
Do que sempre costumava olhar
E não maldisse a vida tanto quanto
Era seu jeito de sempre falar
E nem deixou-a só num canto,
Pra seu grande espanto convidou-a pra rodar..."

(:-]  * * - * * - * *- * * - * * - * * [-:)
Que difícil escolha! Selecionar 11 músicas de Chico, é muito
complicado, pois quase todas as músicas são excelentes,
muitas ficaram de fora, mas estas 11 canções são as que
eu mais gosto...
P.S.: A música "O Que Será, O Que Será", é uma canção que, na verdade,
são duas. Chico Buarque compôs duas letras diferentes para a mesma melodia.
Nesta lista, ela entra como sendo uma só..., achei por bem não separá-las,
apesar de gostar mais de "A Flor da Terra".
Saiba mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário