"Uma vaga noção de tudo, e um conhecimento de nada."
Charles Dickens (1812 - 1870) - Escritor Inglês

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Sutilezas Literárias # 016 - Nelson Rodrigues

(...)
"(Lúcia fala com a cabeça entre as mãos. Alaíde
responde através do microfone escondido no
bouquet. Luz cai em penumbra, durante todo o
diálogo evocativo.)
ALAÍDE - (com voz lenta e sem brilho) Nem que eu
morra, deixarei você em paz!
LÚCIA - (falando surdamente) Pensa que eu tenho
medo de alma do outro mundo?
ALAÍDE - (microfone) Não brinque, Lúcia! Se eu
morrer - não sei se existe vida depois da morte, mas
se existir - você vai ver!
LÚCIA - (sardônica) Ver o quê, minha filha?
ALAÍDE - (microfone) Você não terá um minuto de
paz, se casar com Pedro! Eu não deixo - você verá!
LÚCIA - (irônica) Está tão certa assim de morrer?
ALAÍDE - (microfone) Não sei! Você e Pedro são
capazes de tudo! Eu posso acordar morta e todo
mundo pensar que foi suicídio.
LÚCIA - Quem sabe? (noutro tom) Eu mandei você
tirar Pedro de mim?
ALAÍDE - (microfone) Mas que foi que eu fiz, meu
Deus?
LÚCIA - (sardônica) Nada!
ALAÍDE - (microfone) Fiz o que muitas fazem. Tirar
um namorado! Quer dizer, uma vaidade... (com
veemência) Você, não! Você e Pedro, querem me
matar. Isso sim, é que é crime, não o que fiz!
LÚCIA - (irritante) Mas conquistou Pedro tão mal
que ele anda atrás de mim o dia todo!
ALAÍDE - (microfone) Sabe para onde eu vou agora?
LÚCIA - Não me interessa!
ALAÍDE - E nem digo - minha filha! Vou ter uma
aventura! Pecado. Sabe o que é isso? Vou visitar um
lugar e que lugar! Maravilhoso! Já fui lá uma vez!
LÚCIA - (sardônica) Imagino!
ALAÍDE - (com provocação) Na última vez que fui,
tinha duas mulheres dançando. Mulheres com
vestidos longos, de cetim amarelo e cor-de-rosa.
Uma vitrola. Olha: querendo, pode dizer a Pedro.
Não me incomodo. Até é bom!
LÚCIA - (sardônica) Mentirosa!
ALAÍDE - (microfone) Ah! Sou?
LÚCIA - (afirmativa, elevando a voz) É! Não foi lá,
nunca! Nunca! Tudo isso que você está contando -
as duas mulheres, os vestidos de cetim, a vitrola -
você leu num livro que está lá em cima! Quer que eu
vá buscar? Quer?
ALAÍDE - (microfone) Está bem, Lúcia. Não fui,
(dolorosa) menti.
LÚCIA - (cruel) Você podia ir e ficar por lá!
ALAÍDE - (microfone) Ouça bem. Eu posso morrer
cem vezes, mas você não se casará com Pedro."
(Luz volta a ser normal.)
(...)

Nelson Rodrigues, em Vestido de Noiva, (Terceiro Ato).

Nenhum comentário:

Postar um comentário