"Uma vaga noção de tudo, e um conhecimento de nada."
Charles Dickens (1812 - 1870) - Escritor Inglês

domingo, 28 de julho de 2013

Recomendo a Leitura: O Fotógrafo - Uma História no Afeganistão

O Fotógrafo:
Uma história 
no Afeganistão
3 volumes
Graphic Novel
Autores:
Guibert, Lefèvre e Lemercier

Título original: Le Photographe
Tradução: Dorothée de Bruchard
Editora Conrad


A obra,O Fotógrafo – Uma História no Afeganistão”, é dividida em 3 volumes. 
Os livros são uma mistura de fotografia em preto e branco e quadrinhos feitas pelo fotógrafo, Didier Lefèvre, pelo desenhista e quadrinista Emmanuel Guibert e pelo diagramador, Frédéric Lemercier. Lefèvre acompanhou em 1986 uma expedição da Médicos sem Fronteiras (MSF), ao Afeganistão, quando o país estava em guerra com a União Soviética. A mistura inédita de jornalismo e quadrinhos com as fotografias em preto e branco são impressionantes, originais e de pura arte. As fotos revelam um país arrasado pela guerra e pela pobreza.
*
O Fotógrafo – volume 1 (88 páginas):
No primeiro livro, mostra-nos os preparativos de Lefèvre em Paris, para a viagem a Zaragandara, no Afeganistão, no final de julho de 1986. Ele desembarca primeiro em Peshawar no Paquistão, onde conhece os coordenadores dos Médicos Sem Fronteiras e a chefe da missão, Juliette. Depois eles partem com as caravanas médicas que davam assistência necessária para salvar vidas, entre as montanhas geladas do Afeganistão, um país devastado pela guerra, com tropas da União Soviética lutando contra os guerrilheiros mujahedin (que mais tarde instalaria o Talibã no poder). Neste livro estão as primeiras aventuras e dificuldades que Lefèvre enfrentaria na sua ida ao Afeganistão.
A edição brasileira conta com prefácio da diretora de MSF no Brasil, Simone Rocha, que também já esteve em missão no Afeganistão em 2004.

O Fotógrafo - Volume 2 (80 páginas)
Neste segundo volume, a caravana chega ao seu objetivo: Zaragandara. Ali, na cidade em ruínas, em um hospital totalmente improvisado, Lefèvre irá presenciar a importante missão dos MSF: SALVAR VIDAS. Ele acompanha o trabalho da equipe médica, em condições precárias, não só atendendo feridos de guerra, mas a população em geral. É o humanitarismo confrontando com o fanatismo. Muito boa a continuação, e visualmente mais realista.

O Fotógrafo – Volume 3 (109 páginas)
A aventura chega ao fim. Depois de 2 meses, acompanhando a MSF, na expedição ao Afeganistão, Lefèvre concluiu sua missão de mostrar ao mundo a história, os lugares e a cultura de um país arruinado pela pobreza e pela imbecilidade de uma guerra...
Neste terceiro volume, Lefèvre decide voltar ao Paquistão sozinho, sem a caravana dos Médicos Sem Fronteiras. E se depara com inúmeros problemas no percurso, desde a incompreensão da língua local até ficar preso em cárcere privado por um policial paquistanês corrupto. 
Enfim, volta pra casa, na sua Paris, obcecado e ansioso para revelar os 130 rolos de filmes, para ver e conferir os resultados de sua aventura fotográfica ao Afeganistão. Achei o melhor dos 3 volumes, mais denso, com fotos melhores e desenhos idem, bem feitos, com uma narrativa clara, comovente e angustiante.

Ganhou o Prêmio Angoulême como obra essencial em 2007.
* Os autores:
Didier Lefèvre 
Didier Lefèvre, fotojornalista, nasceu em 1957 na França. Em 1986, após sua viagem ao Afeganistão junto da organização Médicos Sem Fronteiras, o jornal francês Libération publica seis de suas fotos em página dupla. Didier fez, ao todo, oito viagens ao país, que foram registradas no livro Voyages en Afghanistan, publicado em 2002 pela Ouest-France. Faleceu em 2007, vítima de um ataque cardíaco.
Emmanuel Guibert 
Emmanuel Guibert, quadrinista, nasceu em 1964 na França. Estreou em 1992 com Brune, HQ sobre o surgimento do fascismo na Alemanha dos anos 1930. Em 2000, juntou-se a grandes nomes do quadrinho francês, como Frédéric Boilet e Christophe Blain, mas foi ao lado do novato Didier Lefèvre que Guibert se tornou conhecido mundialmente. 
Frédéric Lemercier 
Frédéric Lemercier, designer gráfico, nasceu em 1962 na França. Colaborou na concepção de La campagne à la mer e Pavé de Paris, coletâneas de textos e desenhos de Emmanuel Guibert. Foi responsável, de 1988 a 1991, pelos serviços gráficos do Museu de Orsay (Paris). 
*
Didier Lefèvre viveu, fotografou e contou suas aventuras no Afeganistão.
Gostei muito da obra. Inovadora, emocionante e visualmente impressionante. 
Essencial. *
“Um quadrinho apaixonante e pertubador.” – Le Monde
“Um álbum denso e cativante.” – L’Express
“Com tato, precisão e emoção, os autores produziram um álbum de 
grande maestria visual e plano narrativo inovador.” – Le Figaro
“Um trabalho a seis mãos simplesmente excepcional.” – L’ Express
“Uma narrativa fotográfica instrutiva e comovente” – Le Figaro Magazine
“Indispensável para os que querem compreender o mundo em suas 
fragmentações históricas e perspectivas.” – Carta Maior
*
Acesse o site do MSF, e tenha mais detalhes sobre o  trabalho que realizam, que é simplesmente espetacular. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário