"Uma vaga noção de tudo, e um conhecimento de nada."
Charles Dickens (1812 - 1870) - Escritor Inglês

terça-feira, 26 de maio de 2015

Recomendo a Leitura: Almanaque de Corruptos, Ditadores e Tiranos Nojentos

Almanaque de Corruptos,
Ditadores e Tiranos Nojentos

Fátima Mesquita

Ano: 2006 / Páginas: 251

Idioma: português

Editora: Panda Books


O Almanaque conta-nos como agem e agiram alguns políticos, ditadores e tiranos, no Brasil e no Mundo.  Como eles usam a máquina pública em benefício próprio e para os parentes. Você entenderá o que é propina, superfaturamento, apropriação de bens e serviços, caixa dois, licitações fraudulentas, sonegação fiscal, nepotismo, prevaricação, extorsão, crime do colarinho branco, abuso de poder, lavagem de dinheiro, entre outros crimes relacionados à política e aos governos mais corruptos do mundo. Tudo isso contado de modo irreverente, com muita história, curiosidades e fatos engraçados, mas sem perder a seriedade do assunto.

O livro é ricamente ilustrado por Fábio Sgroi.

Além dos políticos corruptos, aparecem no livro, listados os ditadores que mais enriqueceram depois de subir no poder, e os tiranos mais sádicos, que mandavam matar pessoas que eram contrárias às ideias deles, cometendo vários crimes contra a humanidade, além de genocídios.

E mais: a história das primeiras eleições no Brasil: O voto não era secreto; Tinha o voto de cabresto;  Tinha o “curral eleitoral”; Não existia partido político; Fraudes nasciam nas mesas eleitorais;  Em 1881 podia votar só quem tinha dinheiro, etc...

Uma verdadeira aula de política com grande conhecimento dos assuntos relacionados à política mundial, mas muito divertida, descontraída e elucidativa.

O livro se divide em 5 capítulos:
  • Corruptâncias, 
  • Antivírus djá,
  • Campeões do Trelelê,
  • Pausa para Votar e
  • Tiranozildos.
Este livro que é dedicado "a todo mundo que acha que vale a pena morar num país onde a gente pode dizer o que pensa e em que os corruptos podem ser localizados, investigados e punidos pelas maracutingas que fazem."

Excelente livro. Recomendo a todos que leem esta obra. Este livro estimula e muito a conscientização das pessoas, pois vivemos em um país corrupto, e não é de hoje.

Trechos:
“Pois é, tanta gente falando de corrupção o tempo todo e a gente nem sabe direito o que a dita palavra quer dizer de verdade, não é? Então eu fui olhar no dicionário para você. E está lá: vem do termo latino corruptus que, a princípio, significa, “quebrado em pedaços”, ou seja, estragado, corrompido e, por extensão, podre.” – página 8

“Nem todo político é corrupto, mas todo corrupto é criminoso.” – p. 9

“Pode até ser um prazer seu meter o pau nos governos, nos funcionários públicos e nos políticos, mas você não pode se esquecer de que a corrupção, em geral, envolve duas partes: um representante do governo (ou um político) de um lado e do outro uma empresa privada ou uma pessoa comum, assim com eu e, ora, vejam só, você.” – p. 17

“A corrupção brota da mistura de três fatores: da má fé das pessoas, do fato de as coisas não estarem bem organizadas, bem controladas, bem administradas nos três poderes e da certeza do corrupto de que ele não vai ser punido.” – p. 28

Você sabia que:

  • 9 de Dezembro: Dia Internacional  de Combate à Corrupção.
  • O Título Eleitoral surgiu no Brasil em 1875.
  • São formas de governo: O de muitos é a democracia. O de poucos (e seletos!) é a aristocracia. E o de um só é a monarquia. O de todos é a anarquia.”
A Autora:
Fátima Mesquita  nasceu em 1965, e é minera de Belo Horizonte. Morou em João Monvelade (MG), Belo Horizonte (MG), São José dos Campos (SP), campo Grande (MS), São Paulo (SP), Curitiba (PR), Ware e Londres, na Inglaterra, Luanda em Angola e atualmente reside em Toronto. Sua vida profissional também é extensa: foi professora, produziu documentários, fez roteiros de vídeos, foi colunista do jornal Agora São Paulo, escreveu campanhas políticas, entre outras atividades. Com a mesma linguagem irreverente e divertida, publicou pela Panda Books o "Almanaque de puns, melecas e coisas nojentas" e o "Almanaque de baratas, minhocas e bichos nojentos".

Fica a dica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário