"Uma vaga noção de tudo, e um conhecimento de nada."
Charles Dickens (1812 - 1870) - Escritor Inglês

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Escritor mexicano Fernando del Paso vence o Prêmio Cervantes 2015

O escritor mexicano Fernando del Paso, de 80 anos, autor de "Notícias do Império", venceu nesta quinta-feira (12) o Prêmio Cervantes, o mais importante das letras hispânicas. O anúncio foi feito em Madri pelo ministro da Cultura espanhol, Íñigo Méndez de Vigo. O escritor tem livros publicados no Brasil.

Fernando del Paso é o sexto escritor mexicano a receber esse "Nobel" da literatura espanhola. O júri concedeu o prêmio ao autor "por sua contribuição ao desenvolvimento do romance, aliando tradição e modernidade, assim como fez Cervantes, autor de Dom Quixote, em sua época", afirmou o ministro espanhol. A obra de del Paso "recria episódios fundamentais da história do México os tornando universais", ressaltou Íñigo Méndez de Vigo.

Neste ano em que comemoramos o quarto centenário da publicação da segunda parte de Dom Quixote, "o jurado quis valorizar especialmente um escritor inovador, que arrisca e é corajoso em sua criação romanesca como Cervantes era ", disse por sua vez a presidente do júri, Ines Fernandez Ordoñez, representante da Real Academia Espanhola.

Autor de sucesso
Del Paso é reconhecido como um dos maiores expoentes da narrativa mexicana contemporânea. Ele "é um dos autores premiados mais lidos e merece o Cervantes ", acrescentou Ines Fernandez. O escritor nasceu na Cidade do México, mas viveu 14 anos em Londres, antes de se radicar em Paris em 1985, onde trabalhou como conselheiro cultural da Embaixada do México e foi jornalista da Rádio França Internacional. No Brasil, Fernando del Paso tem dois livros publicados, "Palinuro do México" e "Notícias do Império".

O prêmio, de € 125 mil, será entregue em 23 de abril de 2015, data da morte de Miguel de Cervantes (1547-1616), pelo rei da Espanha, Felipe VI. A cerimônia acontece em Alcalá de Henares, subúrbio de Madri e local de nascimento do autor de " Dom Quixote ".

A recompensa, criada em 1975, foi dada no ano passado ao espanhol Juan Goytisolo, escritor que faz a defesa do mundo árabe e estabelece pontes com a América Latina. A lista dos laureados pelo Cervantes inclui vários autores de renome como o peruano Mario Vargas Llosa (1994), o argentino Ernesto Sabato (1984), o mexicano Octavio Paz (1981), o uruguaio Juan Carlos Onetti (1980), o espanhol Camilo José Cela (1995) e o chileno Nicanor Parra (2011).

(°> Via: RFI Brasil >>>

Nenhum comentário:

Postar um comentário