"Uma vaga noção de tudo, e um conhecimento de nada."
Charles Dickens (1812 - 1870) - Escritor Inglês

quinta-feira, 22 de junho de 2017

20 Curiosidades Sobre o CHOCOLATE

1) O chocolate é um alimento feito com base na amêndoa fermentada e torrada do cacau. Sua origem remonta às civilizações pré-colombianas da América Central.

2) A palavra chocolate vem de xocoatl (do asteca xococ “amargo” + atl “água”). Os maias e os astecas consumiam o chocolate na forma de uma bebida misturada a água e pimenta. Entre os astecas, a bebida só podia ser consumida pelos imperadores.

3) Todos sabem que o chocolate contém cafeína. Mas você sabia que é preciso comer mais de uma dúzia de barras de chocolate para obter a mesma quantidade de cafeína em uma xícara de café? Há cerca de 5 a 10 mgs de cafeína em cada 30 gramas de chocolate amargo e 5 mgs no chocolate ao leite.

4) O Chocolate é na verdade uma valiosa fonte de energia. Um único pedaço de chocolate pode fornecer energia suficiente para um adulto percorrer 150 m.

5) Chocolate traz grandes benefícios a saúde. Ele ajuda no combate a depressão, pressão arterial alta, tumores e síndromes pré-menstruais.

6) Além de ser altamente energético, o chocolate contém uma substância, chamada feniletinamina, que é capaz de diminuir o cansaço e aumentar o desejo sexual. Ele, é, portanto, um ótimo afrodisíaco. Só há dois problemas: o efeito só é possível com chocolate líquido e excesso de feniletinamina pode provocar dor de cabeça.

7) Chocolate não causa ou agrava a acne, isso é um mito.

8) Trinta gramas de fermento de cacau ou chocolate contém 10% da ingestão diária recomendada de ferro. 


9) Chocolate pode ser mortal para os cães porque contêm um ingrediente chamado "Teobromina", que pode ser tóxico para cães, pois atacam o sistema nervoso central e músculos cardíacos.

10) Na Suíça, cada cidadão consume em média 10 quilos de chocolate por ano. O Brasil fica em sexto lugar na lista, com apenas 2 quilos por pessoa.

11) A Costa do Marfim é o maior produtor de cacau do mundo. O país cultiva sozinho 32% da produção de cacau mundial.

12) Chocolate ao leite é o tipo mais preferido, porém chocolate escuro é especialmente popular entre os homens.

13) O chocolate ao leite foi inventado na Suíça pelo empresário Henri Nestlé, fundador da empresa de alimentos que leva seu nome.

14) O chocolate foi tema de diversos filmes de sucesso, entre eles "Como Água Para Chocolate
", "Chocolate" e "A Fantástica Fábrica de Chocolate" – esse último com duas versões, a primeira de 1971 e a última, de 2005. 

15) No filme “Psicose” de Alfred Hitchcock, foi utilizado calda de chocolate para simular o sangue da personagem na famosa cena do chuveiro. É bom lembrar que o filme foi rodado em preto e branco e Hitchcock achava que o chocolate tinha a consistência ideal

16) O chocolate foi levado para a Europa pelos espanhóis, que passaram a consumí-lo na forma de uma bebida doce e quente.


17) O primeiro chocolate em barra foi feito na Inglaterra. A empresa Cadbury fez a primeira barra de chocolate. A empresa ainda existe até o presente momento.

18) Existe diversos cosméticos e produtos de higiene feitos a partir do chocolate: creme de beleza, shampoo, sabonete… O chocolate possui alto poder hidratante.

19) No século XVI, o chocolate era recomendado em várias partes da Europa com freqüência como remédio para curar febres e dores de estomago.

20) Consumido como parte de uma dieta saudável, o chocolate amargo pode melhorar a saúde do coração, a pressão sanguínea, reduzir o "mau colesterol" e melhorar o fluxo sanguíneo para o cérebro. O chocolate pode até diminuir a resistência à insulina, reduzindo o risco de diabetes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário