"Uma vaga noção de tudo, e um conhecimento de nada."
Charles Dickens (1812 - 1870) - Escritor Inglês

sexta-feira, 2 de junho de 2017

Quem foi Bueno Brandão?

A principal Rua / Avenida de Tupaciguara-MG, chama-se Bueno Brandão. Neste logradouro é onde se situam a maioria do comércio tupaciguarense. Mas vocês sabem quem foi Bueno Brandão, o homenageado com o nome desta importante rua?

Júlio Bueno Brandão, nasceu em Ouro Fino-MG, em 11 de Julho de 1858. Bueno Brandão foi governador do Estado de Minas Gerais por duas vezes. Na época da República Velha, o governador era chamado de Presidente. 


A carreira política de Bueno Brandão iniciou-se em 1883, como vereador de Ouro Fino, função que desempenhou até 1887. Já no início da República, em 1891, o presidente do estado de Minas Gerais, Crispim Jacques Bias Fortes, nomeou Bueno Brandão presidente do Conselho de Intendência de Ouro Fino. 

Em 1892 elegeu-se presidente da Câmara Municipal. Durante a República Velha, o cargo de prefeito era exercido pelo presidente da Câmara Municipal. Sob sua administração, foram construídas estradas municipais, rede de abastecimento de água, feitas melhoras no serviço de telefonia, fundados a Escola Prática de Agricultura, a associação jornalística e literária da cidade e o jornal A Gazeta de Ouro Fino, foi criada a escola primária municipal e executadas obras de urbanização na cidade.


Em 1883 elegeu-se deputado estadual, defendendo até 1898 dois mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa, onde foi líder do governo, relator da Comissão de Orçamento e presidente da Comissão de Assuntos Municipais.

Ele ingressou na política federal ao se eleger senador federal por Minas Gerais em 1897, sendo depois reeleito para um mandato até 1908. Neste período acumulou o cargo de vice-presidente do estado de Minas Gerais. Com a morte do presidente estadual João Pinheiro, em 1908, Bueno Brandão renunciou ao Senado Federal para assumir o governo de Minas Gerais, onde permaneceu de 25 de outubro de 1908 até 3 de abril de 1909. 

Com a eleição de Venceslau Brás para cumprir o resto do mandato de João Pinheiro no governo de Minas Gerais, Bueno Brandão retornou a Ouro Fino, onde permaneceu até ser eleito presidente estadual para o período de 1910 a 1914 pelo Partido Republicano Mineiro (PRM).

Após seu mandato de presidente estadual, Bueno Brandão também foi senador estadual (1915), deputado federal (1917-1920), presidindo a Câmara de maio de 1920 a maio de 1921, e senador federal (1924-1930).

(°> Fonte: Wikipédia >>>


Bueno Brandão possui um busto na Praça da Liberdade, na capital Belo Horizonte;

Teve seu rosto estampado também em selo de 1958, em comemoração ao centenário de seu nascimento;

Ele também dá seu nome a uma cidade em Minas Gerais, localizada na microrregião de Pouso Alegre, no sul do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário