"Uma vaga noção de tudo, e um conhecimento de nada."
Charles Dickens (1812 - 1870) - Escritor Inglês

quinta-feira, 15 de junho de 2017

Prólogo x Epílogo

Prólogo
Prólogo é um texto ou uma advertência, geralmente breve que antecede uma obra escrita e que tem por objetivo apresentá-la ao leitor. Do grego “prólogos” que significa "escrito preliminar".

Prólogo é o mesmo que introdução, prefácio, prefação, preâmbulo. É a introdução de um trabalho, onde o autor desenvolve as ideias preliminares sobre o assunto que vai desenvolver no desenrolar da obra.

Prólogo representava originalmente a parte inicial de um drama grego, em que uma só personagem representava, antes da peça propriamente dita.


Epílogo
O termo epílogo significa conclusão. Indica a parte final de um discurso, no qual é feito um resumo final das ideias expostas, ou onde é apresentado o desfecho da história.

O epílogo de uma obra literária determina os últimos acontecimentos da história relatada. Nele estarão presentes todos os fatos que dão por encerrada a intriga. É a parte do texto em que se descreve o destino das personagens que constituem a trama. No epílogo também podem ser revelados fatos que complementam o sentido da ação.

Numa peça de teatro, o epílogo é a última cena, a última fala ou o último ato que dá por encerrada a ação.

(°> Fonte: Significados >>>

Nenhum comentário:

Postar um comentário