"Uma vaga noção de tudo, e um conhecimento de nada."
Charles Dickens (1812 - 1870) - Escritor Inglês

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Conversinha Mineira, de Fernando Sabino

Conversinha Mineira
Fernando Sabino


"- É bom mesmo o cafezinho daqui, meu amigo?
- Sei dizer não senhor: não tomo café.
- Você é dono do café, não sabe dizer?
- Ninguém tem reclamado dele não senhor.
- Então me dá café com leite, pão e manteiga. 
- Café com leite só se for sem leite. 
- Não tem leite? 
- Hoje, não senhor. 
- Por que hoje não? 
- Porque hoje o leiteiro não veio. 
- Ontem ele veio? 
- Ontem não. 
- Quando é que ele vem? 
- Tem dia certo não senhor. Às vezes vem, às vezes não vem. 
Só que no dia que devia vir em geral não vem. 
- Mas ali fora está escrito "Leiteria"! 
- Ah, isso está, sim senhor. 
- Quando é que tem leite? 
- Quando o leiteiro vem. 
- Tem ali um sujeito comendo coalhada. É feita de quê? 
- O quê: coalhada? Então o senhor não sabe de que é feita a coalhada? 
- Está bem, você ganhou. Me traz um café com leite sem leite. 
Escuta uma coisa: como é que vai indo a política aqui na sua cidade? 
- Sei dizer não senhor: eu não sou daqui. 
- E há quanto tempo o senhor mora aqui? 
- Vai para uns quinze anos. Isto é, não posso agarantir com certeza: 
um pouco mais, um pouco menos. 
- Já dava para saber como vai indo a situação, não acha? 
- Ah, o senhor fala da situação? Dizem que vai bem. 
- Para que Partido? 
- Para todos os Partidos, parece. 
- Eu gostaria de saber quem é que vai ganhar a eleição aqui. 
- Eu também gostaria. Uns falam que é um, outros falam que outro. 
Nessa mexida... 
- E o Prefeito? 
- Que é que tem o Prefeito? 
- Que tal o Prefeito daqui? 
- O Prefeito? É tal e qual eles falam dele. 
- Que é que falam dele? 
- Dele? Uai, esse trem todo que falam de tudo quanto é Prefeito. 
- Você, certamente, já tem candidato. 
- Quem, eu? Estou esperando as plataformas. 
- Mas tem ali o retrato de um candidato dependurado na parede, 
que história é essa? 
- Aonde, ali? Uê, gente: penduraram isso aí..."


Crônica extraída do livro "A Mulher do Vizinho", 1962 - Editora Sabiá
> Via: Releituras

Nenhum comentário:

Postar um comentário