"Uma vaga noção de tudo, e um conhecimento de nada."
Charles Dickens (1812 - 1870) - Escritor Inglês

domingo, 20 de janeiro de 2013

Chaves - A História Oficial Ilustrada

Chaves -
A História Oficial 
Autor: Editorial da Televisa

Tradução de:
Maurício Tamboni

Editora: Universo dos Livros 
208 páginas 


O livro é a biografia de Roberto Gómes Bolaños (21/02/1929), 
que criou e interpretou, “Chapolin Colorado”, “Doutor Chapatin” 
e “Chaves”, entre outros personagens engraçados para a TV. 
O livro mostra os episódios mais marcantes em sua carreira de
 escritor, roteirista, diretor, ator e comediante mexicano. 
Bolaños entre seus dois irmãos
“Chaves – A História Oficial Ilustrada”, é repleto de imagens e fotos que
 acompanham a vida desse grande comediante, trazendo detalhes da
 vida íntima de Bolaños, que no seu primeiro casamento, foi pai 
de 6 filhos. Tinha fama de briguento quando adolescente, e paquerador 
e mulherengo quando adulto, cultivando várias paixões, 
até conquistar a atriz Florinda Meza (a dona Florinda do seriado Chaves). 
Depois de viverem 27 anos juntos, oficializaram o casamento em 2004. 

Bolaños ficou conhecido pelo apelido de Chespirito, alcunha dada
 pelo diretor de cinema Agustín P. Delgado, que o chamou de 
Shakespearito, diminutivo de Shakespeare, foi em 1958, 14 anos 
antes da criação de “El Chavo del Ocho". 
Depois o apelido ganhoua versão definitiva em castelhano.
O livro, publicado no Brasil, pela Universo dos Livros, faz parte
da homenagem  “A América celebra Chespirito”, da emissora 
mexicana Televisa, que organizou-a em 17 países. 

Quem nunca se pegou falando alguns dos bordões criados por Bolaños: 
“Tá bom, mas não se irrite!”
“Isso, isso, isso, isso…”
“É que me escapuliu…”
“Foi sem querer querendo.” 
“Não contavam com minha astúcia.” 
“Se aproveitam de minha nobreza.” 
“Sigam-me os bons...” 

“Chaves: a história oficial ilustrada”, é leitura obrigatória para fãs que
 curtiram e ainda curtem o seriado Chaves, que o SBT transmite há 
quase 30 anos. Foi criado em 1970, é o de maior sucesso no Brasil. 

Ele estreou nas telinhas brasileiras em 1984.
Toda família brasileira assistiu e assiste, pois tem um
 humor ingênuo e sem apelação. O seriado conquistou gerações. 
Adorava assistir, ria muito, agora ouço as gargalhadas mais sinceras 
do meu filho quando vê o seriado. 

Trechos:

"Quando pequeno, minha ambição era ser jogador de futebol; continuo
com essa vontade, embora saiba que isso não é algo possível. Quando 
jovem, queria ser engenheiro – inclusive, cursei até o segundo ano do 
curso de engenharia da Universidad Nacional Autónoma de México.
 Eu gostava e ainda gosto de matemática, embora já tenha esquecido
 o que é cálculo integral, diferencial etc."

“Florinda era uma dessas mulheres que passam de uma em uma e 
que os homens seguem de três em três. Conforme passamos os anos 
trabalhando juntos, sua essência me inundava cada vez mais, mas 
eu tinha que afogar meus sentimentos em silêncio. Minha condição de 
chefe era a barreira ética que me impedia de tentar qualquer aproximação 
que excedesse os limites de um tratamento digno e honesto. O que me 
encantou em Florinda foi o fato de ela ter muitas qualidades. Além de 
cantar e dançar, escreve. Me apaixonei por ela e continuo apaixonado."

Ótimo livro, muito legal, quem é fã, não pode deixar de lê-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário