"Uma vaga noção de tudo, e um conhecimento de nada."
Charles Dickens (1812 - 1870) - Escritor Inglês

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Centenário de Nascimento de Iberê Camargo

Hoje (18/11), 100 anos de nascimento de Iberê Camargo

Iberê Bassani de Camargo, nasceu em Restinga Seca - RS em 18 de novembro de 1914. Iberê, foi um pintor, gravurista e professor brasileiro.

Iberê Camargo iniciou seus estudos ainda no Rio Grande do Sul, na Escola de Artes e Ofícios de Santa Maria, com Parlagreco e Frederico Lobe. Já em Porto Alegre estudou pintura com João Fahrion. Em 1942 ele chegou ao Rio de Janeiro, onde cursou a Escola Nacional de Belas Artes. Mas, insatisfeito com a metodologia ali adotada, juntou-se a outros artistas, também insatisfeitos, e com seu professor de gravura, Alberto da Veiga Guignard, para fundar o "Grupo Guignard". Em 1953 tornou-se professor de gravura no Instituto de Belas Artes do Rio de Janeiro, lecionando mais tarde essa técnica em seu próprio ateliê ou em permanências mais ou menos longas em Porto Alegre e em outras cidades, inclusive do exterior. Em Porto Alegre, foi um dos grandes incentivadores do Atelier Livre.

Embora Camargo tenha estudado com figuras marcantes representativas de variadas correntes estéticas e formas de vista, não se pode afirmar que tenha se filiado a alguma. Suas obras estiveram presentes, e sempre reapresentadas, em grandes exposições pelo mundo inteiro, como na Bienal de São Paulo e na Bienal de Veneza. Iberê Camargo foi uma grande referencia para a arte gaúcha e brasileira em geral.

Faleceu aos 79 anos, em 9 de Agosto de 1994, em Porto Alegre-RS.

Fonte: Wikipédia >>>

Algumas de suas pinturas e gravuras:





FUNDAÇÃO IBERÊ CAMARGO >>>

Nenhum comentário:

Postar um comentário