"Uma vaga noção de tudo, e um conhecimento de nada."
Charles Dickens (1812 - 1870) - Escritor Inglês

sábado, 8 de novembro de 2014

Hoje, 100 anos do Primeiro Título do Sport Club Corinthians Paulista

Quatro anos após sua fundação, o Corinthians conquistava o seu
 primeiro título paulista, em 8 de Novembro de 1914.

O ano de 1914 é muito importante para o Corinthians. Foi em 1914 que o Corinthians fez a sua estréia internacional (partida amistosa contra o Torino) e foi em 1914 também que o Corinthians, disputando o seu segundo campeonato oficial, ganha o seu primeiro título no futebol.

O título de 1914 foi conquistado de forma invicta. O Corinthians fez 10 jogos e obteve 10 vitórias e ainda teve Neco como o artilheiro da competição, anotando 12 gols.

A competição era organizada pela Liga Paulista de Foot Ball. Nesse mesmo ano a APEA também organizou um campeonato de futebol, mas sem os times de maior expressão da época.# Anos depois o campeonato da Liga Paulista se tornou no que conhecemos hoje por Campeonato Paulista , com os principais times do estado.

A conquista do título corinthiano se deu na penúltima rodada, na vitória por 4x0 contra o Campos Elyseos. Os gols dessa partida foram anotados por Apparício, Neco, Police e Peres.

Uma curiosidade desse título é que dois times abandonaram o campeonato após perderem para o Corinthians. O Germânia, da capital e o Hydercroft, de Jundiaí (3x1 e 4x1, respectivamente). Por isso em alguns locais consta apenas 8 jogos e 8 vitórias do Corinthians nesse ano.

Esse foi o primeiro título paulista que o Corinthians conquistou de forma invicta, fato que se repetiria algumas outras vezes durante as edições do campeonato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário