O escritor jamaicano Marlon James conquistou, nesta terça-feira (13/10), o prestigioso Man Booker Prize por "A Brief History of Seven Killings", (A Breve História de Sete Assassinatos, em tradução livre), um romance inspirado em uma história real e que descreve como Bob Marley e sua equipe foram atacados antes de um show em 1976.
James, de 44 anos, é o primeiro jamaicano a ser agraciado com o prêmio da literatura em língua inglesa - entregue há 47 anos.
Concedido ao melhor romance original em língua inglesa, o Man Booker Prize é um dos mais importantes prêmios literários do mundo.
Os outros finalistas foram os britânicos Tom McCarthy por sua obra "Satin Island" e Sunjeev Sahota por seu primeiro romance "The Year of the Runaways", o nigeriano Chigozie Obioma por "The Fishermen" e as norte-americanas Anne Tyler ("A Spool of Blue Thread") e Hanya Yanagihara ("A Little Life").
"Deus meu", disse James ao receber o prêmio, durante cerimônia em Londres.
"Isso é tão ridículo que vou acordar e achar que não aconteceu", afirmou, após dedicar o prêmio ao pai, já falecido. O romance se passa em Kingston, e conta, ao longo de 686 páginas, a ascensão do tráfico de drogas na Jamaica. Um dos capítulos é inteiramente escrito no dialeto jamaicano.
As apostas se inclinavam para "A little life", mas foi James que levou o prêmio de 77.000 dólares.
"A Brief History of Seven Killings" é um "romance negro que deixa para trás o mundo do crime e nos conduz a uma história muito mais recente", disse o escritor laureado.
(°> Fonte: Yahoo Notícias >>>
Nenhum comentário:
Postar um comentário