"Uma vaga noção de tudo, e um conhecimento de nada."
Charles Dickens (1812 - 1870) - Escritor Inglês

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Recomendo a Leitura: O Diabo Está Lá Fora

O Diabo Está Lá Fora



Julio Quinan e Miguel Patrício

168 páginas 
Editora: Alfa Gráfica 
Ano: 2013

"Orlando Sabino trouxe o terror para o Triângulo Mineiro em forma de morte. Sua aparição marca o fim da inocência naquelas terras que ainda guardavam a ingenuidade da vida no campo, carregada de superstições e mitos. O diabo está lá fora recria essa atmosfera inocente e evidencia o contraste que havia entre o interior e a capital dos Anos de Chumbo. A história dentro da história contada neste livro é uma ficção que revela a essência das pessoas da época e seu cotidiano com riqueza de detalhes. O perfil do “Monstro de Capinópolis” ou “Matador do Triângulo”, como ficou conhecido, é uma conjectura a partir dos relatos que envolveram o caso. Com capítulos curtos e uma dinâmica típica de roteiro de cinema, a leitura deste livro vai prendê-lo do início a um surpreendente final de uma trama envolvente em que personagens fictícios se misturam à realidade.[ texto da contra-capa do livro]
*
Este livro foi uma grata surpresa. Os dois autores foram muito bem, escrevendo esta história baseada em fatos reais, sobre um serial killer, que aterrorizou parte do Triângulo Mineiro na década de 1970. Traçando um perfil do assassino com entrevistas, relatos e testemunhas, os autores nos levam em uma viagem no tempo bem no auge da ditadura no País. Para prender o Matador do Triângulo, uma força-tarefa militar foi designada para a região. À frente o tenente Oliveira, designado para capturar o atormentado assassino. Oliveira contracena com o prefeito, o delegado local, com Cecília, a filha do prefeito e o misterioso professor Francisco. E tenta superar suas escolhas do passado para definir seu futuro. O tenente sai nesta caçada para prender o monstro que matava homens, mulheres e animais com requintes de crueldade. Consegue prendê-lo depois de vários dias, às margens do rio Tijuco. O final desta história é surpreendente. Um bom suspense. Daria um belo filme.

Depois de preso, Orlando Sabino foi exibido ao público, por várias cidades mineiras, sempre atrás das grades ou amarrado a um poste. “Declarado mentalmente incapaz pelas autoridades em Tupaciguara-MG com a ajuda do então advogado Mario José de Faria que foi escalado às pressas como defensor público, seguiu para Belo Horizonte e finalmente foi mandado para o então manicômio presídio de Barbacena-MG.”

A história inteira parece muito real, tamanha a capacidade dos autores em contar esta trama em pequenos e riquíssimos detalhes. Muito bom o livro, recomendo esta ótima leitura!

Trechos:
° “Estamos averiguando. Nossos homens estão no local. É uma questão de horas para colocarmos esse monstro atrás das grades. Porém, enquanto não o prendemos, pedimos às pessoas, não só do nosso município, mas de todos os municípios vizinhos, que tranquem bem as portas ao escurecer, evitem lugares afastados e procurem não andar sozinhas. Ao perceberem qualquer coisa fora do normal, entrem em contato o mais rápido com as autoridades próximas. Estamos empenhados nas investigações, mas ele pode estar em qualquer lugar, inclusive nas ruas ou nos becos da cidades. Bastam alguns minutos para o pânico se instaurar nas redondezas. Um maníaco assassino se esconde na região! As pessoas se desesperam; não estão acostumadas à violência e ao medo . Há um monstro à solta e qualquer lugar pode ser uma armadilha. Resta apenas se trancar em casa e se ajoelhar aos pés do santo protetor com o rosário nas mãos." – p. 37

° “Era noite alta. Capinópolis estava imersa no mais profundo silêncio. Ninguém nas ruas, todas as portas e janelas fortemente trancadas. Os rumores de que o assassino passaria pela cidade havia aumentado nos últimos dias. Todo cuidado era pouco. Qualquer ruído era motivo de preocupação. Dessa forma, ninguém arriscou se levantar para ver a volta dos soldados. Somente no outro dia, a tão esperada notícia se espalhou.
- O monstro! O monstro está preso!

O posto policial é cercado por uma multidão. Precisavam ver o homem que havia espalhado tanto medo na região. Não era questão apenas de curiosidade; necessitavam da certeza de que o pesadelo realmente havia acabado. Só assim, os camponeses voltariam às suas terras, e os habitantes da cidade poderiam outra vez andar livremente pelas ruas. Lá dentro, Oliveira dá uma ordem:
- Mantenham o povo afastado por enquanto. Tragam aqui apenas o delegado.

- Quando as pessoas poderão ver o detento, Tenente?

- Depois do interrogatório e outras providências. 
Vai demorar um pouco.

- Sim senhor! (...)

O prisioneiro encara as testemunhas como se nunca as tivesse visto, porém é reconhecido por algumas delas. (...) 

Durante o interrogatório, confessa ter realmente tirado a vida de inúmeras pessoas, inclusive da própria mãe."  – p. 155 e 156

Os autores: 
Miguel Patrício é escritor , ator, poeta, compositor, radialista e professor universitário. Conta com a experiência de vários livros já publicados,sempre abordando temas sociais e lúdicos. Entre suas obras estão "Asilo de Emoções", "Caminho de Sonhos" e "Panapaná".

Julio Quinan é jornalista ilustrado, redator publicitário, roteirista, artista plástico e diretor de cinema. Sempre ligado à cultura regional, faz sua estreia na literatura a quatro mãos, sob a tutela de seu professor e amigo Miguel Patrício.
*
Existe um projeto para a captação de recursos para filmá-lo. 

(°> Saiba mais:
Orlando Sabino, O Monstro de Capinópolis. Saiba as Verdades e mitos >>>


FICA a DICA !

Nenhum comentário:

Postar um comentário