(...)
"Primeiro, as cores.
Depois, os humanos.
Em geral, é assim que vejo as coisas.
Ou, pelo menos, é o que tento.
. EIS UM PEQUENO FATO .
Você vai morrer.
Com absoluta sinceridade, tento ser otimista a respeito de todo
esse assunto, embora a maioria das pessoas sinta-se impedida
de acreditar em mim, sejam quais forem meus protestos. Por favor,
confie em mim. Decididamente, eu sei ser animada, sei ser amável.
Agradável. Afável. E esses são apenas os As. Só não me peça para
ser simpática. Simpatia não tem nada a ver comigo.
. reação ao fato supracitado .
Isso preocupa você?
Insisto — não tenha medo.
Sou tudo, menos injusta.
— É claro, uma apresentação.
Um começo.
Onde estão meus bons modos?
Eu poderia me apresentar apropriadamente, mas, na verdade,
isso não é necessário. Você me conhecerá o suficiente e bem
depressa, dependendo de uma gama diversificada de variáveis.
Basta dizer que, em algum ponto do tempo, eu me erguerei sobre
você, com toda a cordialidade possível. Sua alma estará em meus
braços. Haverá uma cor pousada em meu ombro.
E levarei você embora gentilmente.
Nesse momento, você estará deitado(a). (Raras vezes encontro
pessoas de pé.) Estará solidificado(a) em seu corpo. Talvez haja
uma descoberta; um grito pingará pelo ar. O único som que
ouvirei depois disso será minha própria respiração, além do som
do cheiro de meus passos.
A pergunta é: qual será a cor de tudo nesse momento em que eu
chegar para buscar você? Que dirá o céu?
Pessoalmente, gosto do céu cor de chocolate. Chocolate escuro,
bem escuro. As pessoas dizem que ele condiz comigo.
Mas procuro gostar de todas as cores que vejo — o espectro inteiro.
Um bilhão de sabores, mais ou menos, nenhum deles exatamente
igual, e um céu para chupar devagarinho. Tira a contundência
da tensão. Ajuda-me a relaxar.
. uma pequena teoria .
As pessoas só observam as cores do dia
no começo e no fim,
mas, para mim, está muito claro que o
dia se funde através de
uma multidão de matizes e entonações,
a cada momento que passa.
Uma só hora pode consistir em milhares
de cores diferentes.
Amarelos céreos, azuis borrifados de
nuvens. Escuridões enevoadas.
No meu ramo de atividade, faço questão
de notá-los.
Já que aludi a ele, o único dom que me salva é a distração.
Ela preserva minha sanidade. Ajuda-me a agüentar,
considerando-se há quanto tempo venho executando este trabalho.
O problema é: quem poderia me substituir? Quem tomaria meu lugar,
enquanto eu tiro uma folga em seus destinos-padrão de férias,
no estilo resort, seja ele tropical, seja da variedade estação
de inverno? A resposta, é claro, é ninguém, o que me instigou
a tomar uma decisão consciente e deliberada — fazer da
distração minhas férias. Nem preciso dizer que tiro
férias à prestação. Em cores.
Mesmo assim, é possível que você pergunte: por que é
mesmo que ela precisa de férias? De que precisa se distrair?
O que me traz à minha colocação seguinte.
São os humanos que sobram.
Os sobreviventes.
É para eles que não suporto olhar, embora ainda falhe em muitas
ocasiões. Procuro deliberadamente as cores para tirá-los da cabeça,
mas, vez por outra, sou testemunha dos que ficam para trás,
desintegrando-se no quebra-cabeça do reconhecimento, do
desespero e da surpresa. Eles têm corações vazados.
Têm pulmões esgotados.
O que, por sua vez, me traz ao assunto de que lhe estou falando
esta noite, ou esta manhã, ou seja lá quais forem a hora e a cor.
É a história de um desses sobreviventes perpétuos —
uma especialista em ser deixada para trás.
É só uma pequena história, na verdade, sobre, entre outras coisas:
* Uma menina
* Algumas palavras
* Um acordeonista
* Uns alemães fanáticos
* Um lutador judeu
* E uma porção de roubos
Vi três vezes a menina que roubava livros".
Markus Zusak, em A Menina Que Roubava Livros
(Prólogo) - Tradução de Vera Ribeiro
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