"Uma vaga noção de tudo, e um conhecimento de nada."
Charles Dickens (1812 - 1870) - Escritor Inglês

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Poesia a Qualquer Hora (225) - Manuel António Pina

Todas as Palavras

As que procurei em vão, 
principalmente as que estiveram muito perto, 
como uma respiração, 
e não reconheci, 
ou desistiram e 
partiram para sempre, 
deixando no poema uma espécie de mágoa 
como uma marca de água impresente;
as que (lembras-te?) não fui capaz de dizer-te
nem foram capazes de dizer-me; 
as que calei por serem muito cedo, 
e as que calei por serem muito tarde, 
e agora, sem tempo, me ardem; 
as que troquei por outras (como poderei 
esquecê-las desprendendo-se longamente de 
mim?); 
as que perdi, verbos e 
substantivos de que 
por um momento foi feito o mundo 
e se foram levando o mundo. 

E também aquelas que ficaram, 
por cansaço, por inércia, por acaso, 
e com quem agora, como velhos amantes sem 
desejo, desfio memórias, 
as minhas últimas palavras. 

Manuel António Pina
[ Saiba + ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário