"Uma vaga noção de tudo, e um conhecimento de nada."
Charles Dickens (1812 - 1870) - Escritor Inglês

domingo, 4 de maio de 2014

Recomendo a Leitura: Ayrton Senna - O Eleito


Ayrton Senna
O Eleito

Autor: Daniel Piza

2003 – 142 páginas

Ediouro




O livro é um ensaio biográfico sobre Ayrton Senna, do jornalista Daniel Piza, que revela-nos, não só suas façanhas e recordes no automobilismo mundial, do grande piloto brasileiro morto em 1994, como também, conta-nos em um texto ágil e agradável, sobre como o esportista metódico, aplicou seu talento desde a infância, para se converter em um piloto obstinado e determinado, para se tornar um vencedor, um herói e depois um mito brasileiro. Senna foi tricampeão de Fórmula 1 em 1988, 1990 e 1991. E com sua morte prematura em 1994, aos 34 anos, deixou uma legião de órfãos, amantes do automobilismo, que acompanhava seu desempenho a cada final de semana, vibrando em cada pole, ultrapassagem e vitória, deste que foi, pra muitos, o maior piloto de todos os tempos.

Nesta biografia o autor conta sobre o conjunto de fatores que fizeram de Senna, se envolver na memória de todos os que o conheceram e o acompanharam, seja ao vivo ou na TV. 

O livro faz parte da coleção “Avenida Paulista” da Ediouro, sobre personalidades que ajudaram a fazer a história de São Paulo .

Muito bom livro. Recomendo a todos a leitura deste livro sobre o  grande ídolo Ayrton Senna .

Texto da contracapa do livro:
“Um ídolo não corre sem quatro bases: talento, sucesso, carisma e circunstância. Este livro, uma pequena biografia no sentido formal, é uma tentativa de compreender como o ídolo Ayrton Senna se tornou o que se tornou - a maneira como aplicou seu talento de infância num esporte ultracompetitivo e se converteu num símbolo mundial de obstinação e num modelo nacional de afirmação. “

Trecho:
“O brasileiro, com cãibras pelo corpo, cruzou a linha de chegada com 2,99 segundos à frente do italiano. Mas o carro parou, e Senna precisou descansar dentro do cockpit até sair, com ajuda do médico da F1, Sid Watkins. A bandeira ficou para ser exibida no pódio, onde se viu um Senna nitidamente cansado e ao mesmo tempo em júbilo pela primeira vitória “em casa”. Por falar em casa, a sua estava cercada quando ele chegou para passar a noite. Mais de 2 mil torcedores estavam à frente do portão, e Senna teve de atravessar a multidão num carro de polícia.” - Página 82

Sobre o Autor:
Daniel Piza foi um escritor, jornalista e artista plástico brasileiro. 

Piza morreu recentemente em Dezembro de 2011, aos 41 anos.

Alguns de seus livros: 
· 1996 - As Senhoritas de Nova York - Descoberta de Pablo Picasso - FTD
· 2000 - Questão de Gosto - Ensaios e Resenhas - Record
· 2001 - Mundois - Bei
· 2003 - Ora, Bolas - Da Copa de 98 ao Pent - Nova Alexandria
· 2003 - Academia Brasileira de Letras - Histórias e Revelações - Dezembro Editorial
· 2004 - Paulo Francis - Brasil na Cabeça - Relume Dumará
· 2004 - Perfis & Entrevistas - Contexto 
· 2005 - Mistérios da Literatura - Poe, Machado, Conrad e Kafka - Mauad
· 2005 - Machado de Assis - Um Gênio Brasileiro - Imprensa Oficial
· 2008 - Aforismos sem Juízo - Bertrand Brasil
· 2010 - Noites Urbanas - Bertrand Brasil 
· 2011 - Dez Anos que Encolheram o Mundo - LeYa


Nenhum comentário:

Postar um comentário