"Uma vaga noção de tudo, e um conhecimento de nada."
Charles Dickens (1812 - 1870) - Escritor Inglês

terça-feira, 29 de julho de 2014

20 anos da morte de Mussum

Hoje 20 anos da morte do 'Trapalhão' Mussum -      'Saudadis'

Mussum, nome artístico de Antônio Carlos Bernardes Gomes, nasceu no Rio de Janeiro, em 7 de abril de 1941. Ele foi um músico, humorista, ator e comediante brasileiro.
Como músico foi membro do grupo de samba "Os Originais do Samba" e como humorista, do grupo "Os Trapalhões".

O Trapalhão Mussum
Mussum foi considerado por muitos o mais engraçado dos Trapalhões. No programa, popularizou o seu modo particular de falar, acrescentando as terminações "is" ou "évis" a palavras arbitrárias (como forévis, cacíldis, coraçãozis) e pelo seu inseparável "mé" (que era sua gíria para cachaça). O personagem que vivia no programa "Os Trapalhões" tinha como característica principal o consumo constante de bebidas alcoólicas, em especial a cachaça.
Mussum se celebrizou por expressões onde satirizava sua condição de negro, tais como "negão é o teu passádis" e "quero morrer prêtis se eu estiver mentindo", além de recorrentes piadas sobre bebidas alcoólicas.

Também criou outras frases hilariantes, que se popularizaram rapidamente, como "eu vou me pirulitazis (pirulitar)", quando fugia de uma situação perigosa, ou "traz mais uma ampola", pedindo cerveja, ou "casa, comida, três milhão por mês, fora o bafo!", passando uma cantada em uma mulher bonita, ou ainda "faz uma pindureta", pedindo fiado.
Seu personagem constantemente brincava com os outros membros do grupo, inclusive inventando apelidos divertidos (Didi Mocó era chamado de "cardeal" ou "jabá" ou Zacarias era chamado de "mineirinho de Sete Lagoas"). Também era alvo de gozações por parte dos demais membros do grupo, recebendo apelidos como "cromado", "azulão", "grande pássaro" entre outros, sempre ficando evidente, entretanto, que as brincadeiras e gozações eram feitas num ambiente de amizade entre os quatro...

Morte
Mussum morreu em 29 de julho de 1994, aos 53 anos, não resistindo a um transplante de coração, e foi sepultado em São Paulo. Deixou um legado de 27 filmes com "Os Trapalhões", além de mais de vinte anos de participações televisivas.

Fonte: Wikipédia >>> [Clique e saiba mais]
Leia também:  Cacildis! Lançada biografia do Mussum >>>

Veja os 3 vídeos abaixo, muito hilário





Nenhum comentário:

Postar um comentário