"Uma vaga noção de tudo, e um conhecimento de nada."
Charles Dickens (1812 - 1870) - Escritor Inglês

domingo, 20 de julho de 2014

Duas Lágrimas: para João Ubaldo Ribeiro e Rubem Alves

João Ubaldo Ribeiro (1941 - 2014)  ---  Rubem Alves (1933 - 2014)

A primeira lágrima é para o escritor João Ubaldo Ribeiro, que morreu na madrugada de sexta-feira(18), aos 73 anos, vítima de embolia pulmonar. Baiano de Itaparica, ele ocupava a cadeira 34 na (ABL) Academia Brasileira de Letras. Com mais 20 títulos publicados em 16 países, teve diversas obras adaptadas para o cinema, teatro e TV. É autor entre outros livros: "Sargento Getúlio", "O Sorriso do Lagarto" e "Viva o Povo Brasileiro".  Ubaldo foi enterrado no sábado (19), no mausoléu da (ABL), no cemitério São João Batista, em Botafogo, no Rio de Janeiro.
* * *
A outra lágrima é para o educador, teólogo e escritor Rubem Alves que morreu na manhã deste sábado (19). Rubem Alves, de 80 anos, em decorrência de falência de múltiplos órgãos, segundo o Centro Médico de Campinas. Ele é mineiro de Boa Esperança. O educador estava internado desde o dia 10 de julho na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital por apresentar insuficiência respiratória devido a uma pneumonia. Publicou mais de 120 títulos, sobre filosofia, educação, teologia e literatura infantil. É autor entre outros livros: "A Alegria de Ensinar", "Entre a Ciência e a Sapiência", "O Suspiro dos Oprimidos". O corpo irá hoje (20), para o Crematório Metropolitano Primaveras, em Guarulhos, na Grande São Paulo, onde acontecerá a cremação.
*
Triste. O Brasil e a Literatura perdem dois grandes intelectuais. Os homens vão, mas suas obras ficam. Descansem em paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário