"Uma vaga noção de tudo, e um conhecimento de nada."
Charles Dickens (1812 - 1870) - Escritor Inglês

domingo, 24 de agosto de 2014

60 anos da morte de Getúlio Vargas

Hoje, 60 anos da Morte de Getúlio Vargas 

Quem Foi Getúlio Vargas, Principais Realizações 
de Seus Governos e Forma de Governar


- Getúlio Dornelles Vargas (19/4/1882 - 24/8/1954) foi presidente do Brasil durante 
dois mandatos: 1930 a 1945 e de 1951 a 1954.

- Entre 1937 e 1945 instalou a fase de ditadura, o chamado Estado Novo.

- Vargas assumiu o poder em 1930, após liderar a Revolução de 1930

- Governo marcado pelo nacionalismo e populismo. 

- Fechou o Congresso Nacional no ano de 1937 e instalou o Estado Novo, governando de forma controladora e centralizadora. 

- Criou o Departamento de Imprensa e Propaganda para censurar e controlar manifestações contra opostas ao seu governo.

- Perseguiu opositores políticos, principalmente, partidários e simpatizantes do socialismo. 

Realizações importantes de seu governo: 
- Criou a Justiça do Trabalho em 1939;

- Criou e implantou vários direitos trabalhistas, entre eles, o salário mínimo, Consolidação das Leis do Trabalho, semana de trabalho de 48 horas, Carteira profissional e férias remuneradas. 

- Vargas fez fortes investimentos nas áreas de infraestrutura: criação da Companhia Siderúrgica Nacional, Companhia Vale do Rio Doce e Hidrelétrica do Vale do São Francisco .

- Em 1938, criou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 

- Após um golpe militar, Vargas deixou o governo em 1945. 

O Segundo Mandato
- Vargas foi eleito presidente da República em 1950, através das vias democráticas, ou seja, pelo voto popular. 

- Neste segundo mandato continuou com uma política nacionalista. 

- Criou a campanha do "Petróleo é Nosso", para impedir que empresas estrangeiras pudessem explorar o petróleo em terras brasileiras. Esta campanha resultou, posteriormente, na criação da Petrobrás. 

A crise do governo Vargas e o suicídio
- Em 1954, o clima político no Brasil era tenso e conflituoso. Havia fortes críticas por parte da imprensa ao governo de Vargas. Os militares também estavam descontentes com medidas consideradas “de esquerda” tomadas por Vargas. A população também estava muito descontente, pois a situação econômica do país era ruim. 

-Existia, portanto, grande pressão para que ele renunciasse. Porém, em agosto de 1954, Vargas suicidou-se no Palácio do Catete com um tiro no peito.

* * *
Getúlio deixou duas notas de suicídio, uma manuscrita e outra datilografada, as quais receberam o nome de carta-testamento. Trecho final:
"E aos que pensam que me derrotaram respondo com a minha vitória. Era escravo do povo e hoje me liberto para a vida eterna. Mas esse povo de quem fui escravo não mais será escravo de ninguém. Meu sacrifício ficará para sempre em sua alma e meu sangue será o preço do seu resgate. Lutei contra a espoliação do Brasil. Lutei contra a espoliação do povo. Tenho lutado de peito aberto. O ódio, as infâmias, a calúnia não abateram meu ânimo. Eu vos dei a minha vida. Agora vos ofereço a minha morte. Nada receio. Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na História."

No dia seguinte ao suicídio, milhares de pessoas saíram às ruas para prestar o "último adeus" ao "pai dos pobres", chocadas com o que ouviram no noticiário radiofônico mais popular da época, o Repórter Esso. Enquanto isso, retratos de Getúlio eram distribuídos para o povo durante o dia

*
No cinquentenário de sua morte, em 2004, os restos mortais de Getúlio foram trasladados para um monumento no centro de sua cidade natal, São Borja.

°°° Fonte: Wikipédia >>> [Clique e Saiba Mais ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário